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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Antonio Pires
Título: Ferramenta para Controle e Monitoramento de Serviços na Área de TI de uma empresa
 
Introdução:
Segundo Pereira (2007), por muito tempo algumas organizações conseguiram manter seu negócio com pouca ajuda da Tecnologia da Informação (TI). Mas hoje a Tecnologia da Informação é algo imprescindível para uma organização obter sucesso, ou mesmo um diferencial competitivo no mercado.
As organizações necessitam de um sistema seguro, livre de falhas, ou que pelo menos estas sejam resolvidas em um curto tempo para evitar paralisações que possam causar algum transtorno para empresa. Como um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas, nunca estará livre de erros ou falhas, mas é possível minimizá-las e até mesmo extinguir alguns problemas. Para isso é preciso controle e monitoramento destas atividades, e assim minimizar os riscos destas falhas.
Uma das funções da área de TI de uma organização é manter todo um sistema, que inclui o hardware e software, funcionando. Para se chegar a um sistema seguro e de qualidade é preciso controlar suas principais atividades e as que mantêm a integridade do sistema. Attie (1986, p. 217) afirma que “a ausência de controles adequado para empresas de estrutura complexa as expõe a riscos inúmeros e infindáveis de todas as espécies”.
Com o aumento da sua importância dentro das organizações, a TI está encontrando diversos desafios. Os gerentes de suporte da área de TI detêm diversas funções e responsabilidades no que diz respeito à funcionalidade do sistema, tais como o controle e preservação da infraestrutura do ambiente, manutenção de serviços e atividades do sistema, e para manter todo este ambiente funcionando precisa-se de algo que os auxiliem nesta tarefa. Com o desenvolvimento deste trabalho pretende-se criar uma ferramenta web que dará ao gerente de TI mais controle sobre o ambiente, identificar possíveis problemas antes que estes ocorram, dando ao usuário do sistema um ambiente confiável.
Para garantir a disponibilidade, desempenho e alta confiabilidade de um ambiente, é possível criar uma ferramenta eficaz de manutenção. Com isto os administradores de TI precisam identificar e classificar um conjunto de processos e atividades de manutenção para cada sistema e serviço do ambiente da organização. Devem-se destinar essas tarefas e atividades a grupos ou pessoas específicas e verificar se estão sendo concluídas corretamente.
A idéia surgiu da necessidade de manter e gerenciar o sistema da empresa e deixá-lo sempre funcional, pois devido a falhas de alguns processos e serviços, algumas partes vitais podem paralisar, causando transtornos aos seus usuários. Além disso, também há a necessidade de uma melhoria contínua do ambiente do sistema, e com o controle do funcionamento é possível localizar estes pontos com falhas e tomar as devidas decisões.
Observando a atual forma de monitorar o ambiente de TI da empresa, identifica-se uma deficiência no tempo de resposta para se tratar um problema. Ao identificá-lo, o operador de computador responsável pela execução do checklist tenta resolvê-lo, mas por sua pouca experiência e a falta de uma base de conhecimento do sistema, irá demorar a resolver ou encaminhar para o analista responsável. Outro ponto verificado ocorre com os problemas reincidentes, ou seja, problemas que ocorrem com certa freqüência e que são tratados pelo operador, porém não são encaminhados para análise e solução definitiva.
Como cada ambiente de TI é único, então a técnica para monitorá-lo deve atender a esta exclusividade. Por não existir uma solução genérica que atenda inteiramente a este monitoramento, os gastos com softwares especializados em cada função são altos.
Com base nestas informações, este trabalho propõe a criação de uma ferramenta para monitorar um ambiente de TI que garanta uma manutenção proativa, pois permitirá aos administradores serem alertados e tomarem as medidas corretivas antes que os problemas se tornem graves e afetem a confiabilidade do sistema.
Utilizar um programa web para gerenciar e controlar a funcionalidade de todo um sistema empresarial trará ao gerente responsável pelo suporte mais rapidez quando necessitar verificar o estado de algum serviço, pois poderá ver de qualquer lugar e tomar as providências de lá mesmo. Além disso, o tempo com as análises também serão menores, pois contará com mais informações, e algumas já tratadas anteriormente, bastando apenas tomar a decisão sobre o que fazer para evitar os pontos de riscos.
O ambiente web trará maior liberdade para quem irá utilizá-lo, pois não será necessário instalar nenhum software para o funcionamento além de navegadores de internet.