Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Clóvis Diego Schuldt
Título: Sistema de Apoio às mudanças de Ambientes Corporativos baseado na Biblioteca ITIL
 
Introdução:
Atualmente, um dos grandes problemas no ambiente da tecnologia da informação, está na disponibilidade dos recursos e dos sistemas de informação. Para uma empresa garantir o nível dos seus serviços é primordial o planejamento das mudanças e implantações, que permite prever os riscos envolvidos e para avaliar o impacto nos ambientes de trabalho ou mesmo evita a perda de dados importantes da própria empresa.
Segundo a empresa Computer Associates (CA), os departamentos de TI devem alinhar seus recursos tecnológicos aos recursos comerciais da empresa e não serem vistos como centros de custos. Para serem valorizados como tal, a TI deve fornecer, de forma consistente, serviços que reflitam necessidades estratégicas do negócio. Os métodos atuais para entrega de serviços às unidades do negócio estão simplesmente fora da realidade das empresas, onde a mudança é constante, os recursos são sobrecarregados e as demandas parecem não parar de crescer (COMPUTER ASSOCIATES, 2006).
Para ser capaz de enfrentar esses desafios, a TI deve confrontar as limitações inerentes às próprias operações do negócio e responder com inovações que sejam tanto eficientes como estratégicas. As necessidades do negócio devem fazer parte dos processos e modos de operação de TI, caso contrário os departamentos de TI tornam-se obsoletos perante as exigências dos serviços das empresas.
Seguindo esta analogia, é necessária a adoção de um conjunto de boas práticas relevantes para o completo alinhamento de todas as mudanças realizadas no ambiente coorporativo. A Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um modelo de referência para gerenciamento de processos de TI cujo objetivo é descrever e utilizar um conjunto de melhores práticas de gestão, permitindo assim o funcionamento eficiente e efetivo de todos os serviços (MANSUR, 2005).
Na ITIL utiliza-se neste contexto o gerenciamento de mudanças, aplicável nesta situação. O Gerenciamento de Mudanças tem a finalidade de assegurar que os processos sofram modificações conforme o planejado e autorizado, garantindo a menor quantidade possível de impactos, garantindo a identificação dos itens de configuração envolvidos, procedimentos de mudança testados e garantia de um plano de recuperação de serviço, caso algum imprevisto venha ocorrer (MAGALHAES; PINHEIRO, 2007, p. 70).
Recentemente a empresa Teclógica Serviços em Informática LTDA, implantou para seus serviços internos a gerência de mudanças, adequando-se e assegurando o nível de serviço prestado. Porém como este processo há pouco foi implantado e somente agora chegou-se a certa maturidade, ainda não havia-se notado que o planejamento consome um recurso desnecessário no quesito de documentação e organização do material. Por este motivo notou-se a demanda por um sistema de informação que pudesse auxiliar a documentação e centralização dos dados das mudanças.