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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Clóvis Diego Schuldt
Título: Sistema de Apoio às mudanças de Ambientes Corporativos baseado na Biblioteca ITIL
 
Conclusão:
O trabalho evidencia a importância da adoção de um modelo de Governança de TI que busca maior transparência dos processos na organização para com os dirigentes, auxiliando na tomada de decisão do uso da tecnologia da informação.
A biblioteca ITIL serviu como base para a construção deste trabalho, principalmente na mitigação do processo de gerenciamento de mudanças, esta de suprema necessidade para a adoção de um padrão na estrutura de documentação e liberação de mudanças. Porém como a ITIL serve como recomendação de boas práticas, ou seja, não é um método fechado, o trabalho foi direcionado ao caso específico da empresa Teclógica Serviços em Informática LTDA e é possível adaptá-lo para qualquer ambiente corporativo, cada qual com suas particularidades. Desta forma, notam-se outros trabalhos semelhantes a este, mas a aplicação não foi a mesma e da mesma forma.
Durante o desenvolvimento do trabalho percebeu-se certa dificuldade em transformar os processos definidos pela ITIL em um sistema, principalmente pelo fato de haverem várias interações entre os atores do processo de gerenciamento de mudanças.
Neste trabalho foi verificado o processo que já existia, facilitando o mesmo por meio de um sistema web, disponível por acesso na internet, ou seja, acessibilidade e rapidez maior para recuperar os dados das mudanças em caso de emergências.
O objetivo específico de minimizar o tempo gasto no processo de registro, avaliação e liberação das mudanças, além da pesquisa do histórico das mudanças foi atendido, criando um menu de acesso completamente intuitivo e simplificado.
O objetivo específico de gerar consultas de acompanhamento da quantidade de mudanças pendentes de avaliação e liberação foi implementado, na forma de menus de fácil acesso e recuperação.
O objetivo específico de manter o cadastro de decorrências, itens de configuração e usuários do sistema foi atingido plenamente, uma vez que, foram implementadas as funcionalidades de cadastro, permitindo inserção, alteração, exclusão e consulta.
O sistema desenvolvido proporcionou uma melhora no âmbito gerencial do ambiente de TI, proporcionando uma maior confiabilidade, integridade dos dados e segurança ao mesmo pelo uso do banco de dados Oracle. Paralelamente obteve-se uma maior produtividade do técnico devido à menor alocação na documentação das mudanças, facilitando a recuperação dos dados já cadastrados. Outro ponto positivo no sistema é a sua interface amigável e de fácil visualização, pois no momento da indisponibilidade de algum serviço a pesquisa das mudanças já cadastradas é realizada com rapidez. Esta velocidade de recuperação das informações se deve a forma de organização da ferramenta, em que na parte superior ficam os menus de acesso as funções, no meio as opções de filtros da pesquisa, e na parte inferior os resultados obtidos. Isto foi possível com a utilização da tecnologia JSP.
Para validar estas afirmações foi solicitado a dois técnicos, que trabalham diariamente na documentação do processo de gerência de mudanças na Teclógica Serviços em Informática Ltda, para que utilizassem o sistema e comentassem pontos positivos ou negativos. Os dois técnicos se mostraram prestativos para tal, e fizeram as seguintes considerações:
a) o sistema mostra rapidez na recuperação dos dados;
b) o sistema mostra melhora no acesso as solicitações de mudança;
c) o sistema auxilia no controle de todo o processo;
d) o sistema auxilia na tomada de decisão sobre as mudanças, com o acesso as informações de mudanças anteriores registradas no sistema;
e) o sistema poderia ficar indisponível devido a problemas de acesso a web, algo que seria resolvido com um ambiente de contingência.
Desta maneira podemos observar que o sistema é compatível com o ambiente ao qual foi adaptado, e mostra-se adequado as exigências do mercado.