Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Peterson Martins Gonçalves
Título: Criação de Customer Relationship Management (CRM) Aplicável a Sistemas Comerciais no Segmento de Turismo
 
Resumo:
Na sociedade atual tornam-se cada vez maiores as disputas comerciais entre concorrentes de um determinado segmento de negócio, fazendo com que as empresas que possuam um melhor conhecimento de seus clientes e da situação do mercado possam obter um retorno mais significativo de seus investimentos nas diversas áreas de vendas. Nesse contexto, o presente relatório visa apresentar a implementação de um protótipo de software utilizando conceitos de Customer Relationship Management (CRM) ou gerenciamento de relacionamento com clientes baseado em Data Warehouse (DW), com o objetivo de orientar o esforço de vendas de uma agência de turismo. Para isso, a base de dados utilizada para dar suporte à construção do modelo de dados foi obtida a partir do Sistema de Informação Transacional denominado Regente, da empresa Senior Sistemas, o qual tem como principal intuito a automação comercial no segmento de turismo. A partir da extração de dados da base operacional realizou-se o desenvolvimento de um modelo dimensional no qual foram realizadas consultas dinâmicas e relatórios, disponibilizando-se informações gerenciais sobre as vendas para clientes da agência de turismo. Tais informações estando em posse dos responsáveis pela mesma, possibilitarão melhores condições para tomar decisões estratégicas com o intuito de obter melhores resultados em vendas.