Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Peterson Martins Gonçalves
Título: Criação de Customer Relationship Management (CRM) Aplicável a Sistemas Comerciais no Segmento de Turismo
 
Conclusão:
Atualmente, é cada vez mais comum que as empresas adotem a utilização de ferramentas que subsidiem informações que sejam úteis para um melhor gerenciamento dos investimentos e recursos da mesma. Geralmente esses tipos de soluções apresentam um custo muito elevado e demandam um tempo razoável de projeto e implantação, fatos que contribuem para que surja uma certa resistência à implantação das mesmas. Porém, é visto que quando realizado um projeto bem elaborado, o retorno desses investimentos geralmente ocorre, o que faz com que a empresa busque novas soluções para aprofundar ainda mais seus conhecimentos em relação aos seus clientes.
Com o desenvolvimento desse trabalho pode-se averiguar que as técnicas de Data Warehouse são perfeitamente aplicáveis para obter êxito no que diz respeito ao levantamento e tratamento de dados de clientes com o intuito de estabelecer com o mesmo um melhor relacionamento de negócios.
As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento deste trabalho e da implementação do protótipo de software atenderam as expectativas, fazendo com que os objetivos propostos fossem alcançados em sua totalidade.
Avalia-se que, como principal vantagem de desenvolvimento e utilização desse protótipo de software é a integração que ele oferece com a base de dados operacional, visto que uma vez configurado o acesso ao banco de dados, o usuário pode fazer as importações nos momentos que julgar necessário apenas selecionando uma opção de menu do mesmo.
Do ponto de vista pessoal, pode-se concluir que o desenvolvimento desse trabalho fez com que o autor obtivesse conhecimento sobre a área de gerenciamento de relacionamento com clientes, a qual desperta muito interesse e que ainda há muito que ser estudado e desenvolvido.
Quanto aos objetivos apresentados, pode-se afirmar que foram alcançados plenamente pois, ao final do desenvolvimento deste trabalho chegou-se a um protótipo que permite aos gerentes de agências de turismo terem acesso à informações que realmente possibilitem tomadas de decisões coerentes com que o mercado consome.