Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Eduardo Henrique de Oliveira Cuco
Título: Sistema de Controle de Indicadores de Desempenho Voltado à Disponibilidade de Serviços de TI Baseado na Biblioteca ITIL V3
 
Resumo:
Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma aplicação para controle de indicadores de desempenho baseados nas métricas fornecidas pela Information Technology Infrastructure Library (ITIL). Hoje é fundamental que o setor de Tecnologia da Informação (TI) mostre seus resultados de maneira clara e legível. Esta demonstração possibilita a diretoria mensurar se a equipe de TI está desempenhando corretamente seu papel, e também permite avaliar se os fornecedores estão entregando adequadamente seus serviços. Os indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPI) são a melhor maneira de visualizar a performance dos setores de uma empresa. A análise desses indicadores auxiliam os diretores na tomada de decisões relacionadas a melhorias das diversas áreas da empresa. A ITIL fornece uma série de indicadores voltados ao gerenciamento de disponibilidade de serviços de TI. Para transformar as métricas fornecidas pela ITIL em indicadores, foi efetuado um estudo sobre a criação e manutenção de indicadores de desempenho. Assim mesclando estas duas áreas foi possível a criação de uma aplicação para controle de indicadores voltados à disponibilidade dos serviços de TI.