Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Joni Rodrigo Manke
Título: Ferramenta de Gerenciamento de Mudanças e Configurações de Infraestrutura de TI
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou o desenvolvimento de uma ferramenta de gerenciamento dos processos de mudanças e configurações de infraestrutura de TI, buscando seguir as melhores práticas sugeridas pelas recentes versões do ITIL e do COBIT, promovendo maior visibilidade de impactos gerados nas manutenções do ambiente computacional da empresa Haco Etiquetas Ltda.
A ferramenta atende todos os requisitos propostos e objetivos formulados, conseguiu-se relacionar os serviços de TI aos itens de configuração, disponibilizar uma vizualização gráfica destes relacionamentos através de uma matriz de dependência, além de gerar toda a documentação necessária para o controle de uma mudança no ambiente de TI da empresa Haco Etiquetas Ltda. Possibilitou-se também a automatização na detecção de determinados itens de configuração, como por exemplo os serviços de equipamentos com sistema operacional Windows e os servidores registrados no Active Directory da empresa Haco Etiquetas Ltda. A ferramenta também é aderente aos processos de gerenciamento de mudanças e configurações propostos pelas mais recentes versões dos frameworks ITIL e COBIT.
A ferramenta também contribui positivamente à Haco Etiquetas, gerando maior visibilidade dos impactos decorrentes de mudanças de infraestrutura de TI, diminuindo a indisponibilidade dos serviços e garantindo maior assertividade no planejamento das mudanças.
A maior limitação da ferramenta desenvolvida, está relacionada a detecção automatizada dos itens de configuração que não possuem o sistema operacional Windows, como por exemplo servidores Linux, AIX e HP-UX, equipamentos de rede como roteadores, switches e impressoras além de sistemas que não utilizam serviços próprios. Neste trabalho, devido às características proprietárias e restrições do WMI, desenvolvido pela Microsoft, conseguiu-se efetuar apenas a detecção dos serviços e equipamentos com os sistemas operacionais Windows mais recentes. Considerando ambientes computacionais híbridos, marcados pela variedade de sistemas operacionais, a utilização do WMI torna-se ineficaz. Porém, para este trabalho adotou-se o WMI devido às características da infraestrutura de TI da Haco, dominada por servidores Windows sendo este o mais indicado para verificação e coleta de informações destes equipamentos.
De forma geral, mesmo com as limitações descritas, conclui-se que a ferramenta atingiu o objetivo de trazer, através do controle das requisições de mudanças e gerenciamento dos itens de configuração, maior previsibilidade e diminuição dos impactos gerados pela indisponibilidade dos servicos de TI, sobre os negócios da empresa Haco Etiquetas Ltda.