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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Karin Schoenfelder
Título: Sistema de Gerenciamento de Mudanças baseado nas melhores Práticas da Itil
 
Conclusão:
O trabalho descreve a importância da Governança de TI, o processo de gerenciamento de mudanças dentro das melhores práticas da ITIL, identificando o seu escopo de atuação.
A conclusão obtida com este trabalho foi de que, o sistema desenvolvido não está totalmente aderente ao processo de gerenciamento de mudanças da ITIL por não estar integrado com outros processos (Configuração, Liberação e Capacidade), mas que atende uma organização que queira iniciar um processo controlado das mudanças efetuadas.
As organizações, mais precisamente o departamento de TI, que não adotam nenhuma metodologia, estão sujeitos a um custo muito alto de recursos por ter que executar várias vezes a mesma ação, já que não se tem um procedimento claro a ser obedecido. Com isso, ela depende do talento individual das pessoas ou equipes daquele departamento. Nas organizações onde são adotados procedimentos baseados em metodologias como a ITIL, as equipes da área de TI se preocupam em controlar, viabilizar e gerenciar recursos, definindo prioridades e direcionando as atividades da área de TI.
A biblioteca ITIL mostrou-se adequada para o gerenciamento de serviços de TI e atende claramente aos requisitos do negócio, sendo que está baseada na melhores práticas e baseia-se em uma abordagem orientada a processos, com o objetivo de promover uma cultura de melhoria contínua de qualidade dos serviços prestados pela área de TI.
As mudanças feitas descontroladamente podem causar um impacto significativo nos sistemas, e isso pode conduzir a uma quantia grande de tempo desperdiçado onde é preciso um diagnóstico do problema e restauração do serviço. Com a adoção da ITIL, as organizações têm um controle maior, administrando as mudanças sem que haja riscos envolvidos no processo.
Neste trabalho, o sistema desenvolvido baseou-se nas melhores práticas sugeridas pela biblioteca ITIL para adotar um processo dentro do gerenciamento de mudanças. As razões pela quais as mudanças podem ser solicitadas podem ser da resolução de algum incidente ou problema, mudanças de objetivos ou rumos do negócio, mudanças na legislação, mudanças físicas de instalação, entre outros. De qualquer forma, todas essas mudanças precisam de um rigoroso controle, tanto no nível de autorização como de histórico, onde se tem a necessidade de um sistema de informação que permita aos gestores, de forma padronizada, controlar essas mudanças.