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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diemerson Márcio Tessaro
Título: Aplicativo de Apoio Estratégico Aplicado ao Lifetime Value - LTV para uma Empresa de Consultoria
 
Introdução:
As empresas no mundo contemporâneo estão inseridas num contexto de constantes mudanças. Os diferenciais competitivos as obriga a criarem meios de fazer com que o seu negócio seja reconhecido pelos clientes como o melhor no mercado, a melhor empresa no ramo. Nesse contexto, impulsionadas pelo desafio de criar novos produtos e diferenciais em serviços como vantagem competitiva, cada vez mais os processos estão sendo sistematizados. Contudo, há uma necessidade grande e dificultosa em gerenciar estas informações de forma que possam ser utilizados no controle e monitoramento dos resultados. Na busca da melhoria do negócio, surge a necessidade de fazer com que o cliente se sentisse único e que este recebesse um tratamento individualizado em tempo real. Aparecem as soluções de marketing onde todas estas informações podem ser transformadas em dados que possibilitem a identificação das viabilidades do negócio. Pode-se inclusive calcular onde e quanto deve ser investido uma determinada quantia para se ter o melhor resultado (SILVA, 2005). Todas estas informações podem também contribuir para fazer com que a empresa identifique o quanto cada cliente representa para ela. Porém, o que é realmente necessário para validar essa informação? Sabe-se que uma empresa pode utilizar sua estrutura de uma forma inteligente, individualizar seu atendimento e elaborar indicadores que acompanhem seu desempenho relacionado com aquilo que fora estabelecido como meta. Mas onde entra a questão “tempo do relacionamento”? Como fazer com que o tempo de relacionamento influencie em toda a cadeia de investimento e ainda, como fazer com que esse tempo se torne o principal diferencial para uma empresa preocupada com seus clientes? Como justificar a troca de um cliente pelo concorrente? Surge nesse momento a monitoramento do valor do cliente através do cálculo do LTV o qual vai mostrar para a empresa quanto representa o seu cliente dentro de uma linha de tempo. O valor a longo prazo de uma empresa é fortemente determinado pelo valor do relacionamento da empresa com seus clientes, que é chamado de valor do cliente (RUST; ZEITHAML; LEMON, 2001). A empresa Gestão - Sistemas de Informação Ltda é uma das empresas que através da utilização do Sistema Sapiens, software corporativo da empresa Sênior Sistemas S/A de Blumenau, procura atender seus clientes de forma a cada dia agregar maior valor ao seu produto. Assim, trabalhando-se nesta empresa observou-se à necessidade de desenvolver um aplicativo que procure responder as questões anteriormente formuladas, relacionadas ao valor que um cliente representa para a empresa, dentro de uma estrutura do Lifetime Value (LTV - “Valor do Cliente”), que mostra o total de consumo de bens e serviços do cliente dentro da empresa dentro de uma linha de tempo.