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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jaison Rafael Mello
Título: Sistema de Avaliação Quantitativa de Funcionários
 
Introdução:
Segundo Casado (2002), após uma série de estudos e experiências, verificou-se uma deficiência acentuada na junção de resultados quantitativos relacionados a Recursos Humanos (RH), principalmente quando se tem um grande número de índices a serem analisados. Devido à dificuldade na junção das informações o gerente de RH não consegue avaliar corretamente os funcionários, podendo desta forma cometer erros na tomada de decisão. “Hoje a empresa tem que tratar do seu maior capital, da sua maior riqueza, o ser humano” . Várias empresas já estão adotando este pensamento, mas para que possam valorizar melhor seus funcionários é necessário ter informações consistentes sobre os mesmos. Aplicando este pensamento no estudo do caso de uma empresa pertencente ao grupo Quick Soft, a Power Tecnologia, que tem como atividade principal à prestação de serviços na área de informática, percebeu-se a necessidade de um sistema informatizado que possa auxiliar a gerência de recursos humanos na avaliação, junção e apresentação dos resultados quantitativos obtidos para cada funcionário, pois atualmente o sistema utilizado para a avaliação não é informatizado. Para auxiliar a gerência de recursos humanos do Grupo Quick Soft na avaliação de seus funcionários, foi desenvolvido um sistema de informação que tornará possível a avaliação de índices quantitativos relacionados a recursos humanos com maior eficiência. O gerente de recursos humanos terá a sua disposição todas as informações referentes ao funcionário em questão. As informações sobre os funcionários estarão disponíveis no sistema proposto via Internet. Dalfovo (2004, p. 19) afirma que o executivo precisa ter informações precisas e atualizadas. Assim, torna-se de extrema necessidade para as organizações a missão de administrar as informações. Segundo ALVES (2004, p.32) as tecnologias de informação estão proporcionando novos meios de comunicação e conseqüentemente melhorias na administração da informação e na aquisição de conhecimento. Estas melhorias tornam os usuários de unidades de informação cada vez mais exigentes, pois querem que a informação esteja veiculada pelas tecnologias de informação, já que esse novo meio pode suprir determinada necessidade informacional. Visando a exigência dos funcionários e o projeto de expansão para novas áreas que a empresa iniciou no ano de 2005, o sistema passa a ser de fundamental importância. Com a implantação do sistema a empresa poderá agilizar a troca de profissionais para manutenção da qualidade dos serviços oferecidos. O sistema informatizado para gestão de funcionários apresentará dados referentes ao desempenho em tarefas que podem ser quantificadas, desta forma o gerente de recursos humanos poderá otimizar seu tempo para que sejam desempenhadas outras tarefas. Segundo Savioli (2003), a real função do gerente de pessoas é fazer a avaliação das “competências” dos funcionários, subentende-se por “competências” as características que não podem ser quantificadas como o caráter, comprometimento e integridade, estas características não serão utilizadas e nem mesmo apresentadas pelo sistema proposto. A automatização do processo de avaliação quantitativa irá disponibilizar mais tempo para que o gestor de recursos humanos possa avaliar as competências de cada funcionário. A proposta foi desenvolvida inicialmente para outra empresa, mais alterações no cenário impediram a aplicação. Devido ao fato citado um dos requisitos funcionais apresentados à proposta não pôde ser atendido, os dados que estavam disponíveis no sistema antigo não puderam ser importados. Neste trabalho desenvolveu-se um Sistema Avaliação Quantitativa de Funcionários que permitirá avaliar os funcionários, bem como a apresentação de vários índices de avaliação, podendo ainda atribuir diferentes pesos para os mesmos. O sistema desenvolvido pode apresentar os índices individuais de cada funcionário comparando com os índices desejáveis.