Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jandir Tambosi Júnior
Título: Sistema de Planejamento Estratégico Baseado em Indicadores de Desempenho, aplicado ao SENAC de Blumenau - SC
 
Introdução:
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Blumenau é uma instituição de ensino que visa atender as necessidades das empresas, incrementando a prestação de serviços não convencionais, que incluem assistência técnica, assessoria e consultorias voltadas para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da gestão empresarial, entre outros (SENAC, 2005).
Diante de um dos objetivos do SENAC, que é a melhoria da gestão empresarial, notou-se que a instituição possui problemas no processo de elaboração do Planejamento Estratégico. Atualmente, a instituição não possui um sistema de informação integrado com os já existentes para auxiliar neste processo. Diante disto, observou-se a necessidade da informatização do processo de planejamento estratégico, agregando a isto técnicas de gestão do conhecimento para auxiliar as melhorias nos processos decisórios da instituição.
Segundo Rossatto (2002, p. 7), “a gestão do conhecimento é um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento”.
Para Rezende (2003, p. 19), “para planejar os sistemas de informação, os sistemas de conhecimento e a tecnologia da informação nas organizações, é fundamental que seu planejamento estratégico tenha sido elaborado”.
Planejamento estratégico é definido por Mintzberg e Quinn (2001 apud REZENDE, 2003), como a inteligência empresarial ou organizacional. Mas sua formalização requer clareza na documentação para que todos os envolvidos possam conhecer, manter e engajar-se na realização efetiva do planejamento estratégico, pois, enquanto a estratégia organizacional está voltada para “o que” a organização deve fazer para alcançar os objetivos organizacionais, o planejamento estratégico procura especificar “o como” fazer para alcançar esses objetivos.
Considerando que o SENAC está inserido no contexto que prioriza o planejamento de estratégias para o aumento de sua competitividade e considera vital o uso de conhecimento para o processo decisório, até então feito sem um acompanhamento efetivo dos resultados, detecta-se a falta de uma ferramenta que possibilite o registro e manutenção do conhecimento obtido durante a execução do planejamento estratégico, de forma centralizada e organizada.
Como solução ao problema apresentado identificou-se a necessidade de desenvolver um sistema de informação que auxilie o SENAC no processo de elaboração de seus planos estratégicos para contribuir no processo de tomada de decisões, automatizando o levantamento das estratégias e acompanhamento dos resultados, utilizando os indicadores de desempenho juntamente com o conceito de Gestão do Conhecimento.