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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Valmes Dias Mello
Título: Sistema para Acompanhamento de Correção de falhas na Rede de Computadores da Empresa Koerich Telecom baseado em TTS (Trouble Ticket Systems)
 
Introdução:
Os sistemas atuais necessitam de ferramentas para registrar os diversos problemas ocorridos na rede, armazená-los e coordenar os vários recursos para a solução dos problemas. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma solução que se baseia nos Sistemas de Acompanhamento de Registros de Problemas ou Trouble Ticket Systems (TTS).
O conceito de TTS remonta a meados da década de oitenta, com referências a sistemas compostos por uma base de dados de grandes dimensões destinados às funções de atribuição, acompanhamento e armazenamento de tarefas. O objetivo de tais sistemas concentrava-se essencialmente no fomento de simplicidade e eficiência na coordenação dos grupos de trabalho (SANTOS; COSTA; SIMÕES, 1997).
Conforme a Brisa (1993, p.14), o gerenciamento de falhas é uma das áreas mais importantes e desenvolvidas do gerenciamento de redes. Há várias ferramentas disponíveis, desde aplicativos para computadores de grande porte até aplicativos utilizados em mesas de teleprocessamento (ou mesas de help desk), cujo controle se dá com o tratamento dos dados fornecidos em microcomputadores. As informações são bastante abrangentes e completas. Pode-se saber, por exemplo, desde uma queda de portadora até a falha de um aplicativo de comunicação de dados. Com estas informações, a qualidade de serviço acertada com os usuários tende a ser mantida, uma vez que o setor responsável pela operação e/ou manutenção de redes antecipa-se aos usuários na solução de problemas de rede.
O objetivo da Gerência de Redes é monitorar e controlar os elementos da rede (sejam eles físicos ou lógicos), assegurando um certo nível de qualidade de serviço. Para realizar esta tarefa, os gerentes de redes são geralmente auxiliados por um sistema de gerência de redes. Um sistema de gerência de redes pode ser definido como uma coleção de ferramentas integradas para a monitoração e controle da rede. Este sistema oferece uma interface única, com informações sobre a rede e pode oferecer, também, um conjunto poderoso e amigável de comandos que são usados para executar quase todas as tarefas da gerência da rede (STALLINGS, 1998 apud LOPES; SAUVÉ; NICOLLETTI, 2003).
De acordo com Johnson (1992), a utilização de um “Sistema de Acompanhamento de Registros de Problemas” (Trouble Ticket Systems-TTS) auxilia o Network Operation Center (NOC) no diagnóstico do problema e permite criar um banco de dados de experiências com problemas, viabilizando a utilização de sistemas especialistas na solução dos problemas. Os TTS’s também agilizam o processo de controle da rede porque permitem uma comunicação direta com os responsáveis pelo NOC.
O NOC consiste em uma coleção de atividades requeridas para manter dinamicamente o nível de serviço em uma rede ou conjunto de redes. Estas atividades asseguram alta disponibilidade de recursos pelo rápido reconhecimento de problemas e degradação de desempenho, disparando funções de controle quando for necessário (TERPLAN, 1997 apud LUNARDELLI; AZAMBUJA, 2002).
Observando o ambiente da empresa Koerich Telecom e, com base nas dificuldades encontradas pela empresa no acompanhamento e correção das falhas de sua rede interna, optou-se neste trabalho desenvolver um sistema que pudesse desempenhar um papel de acompanhamento e monitoração dos problemas provenientes da rede.