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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Glederson Hort
Título: Protótipo de Auxílio à Implantação da Norma NBR ISO 9000-3 Apoiada Pela NBR ISO/IEC 12207
 
Introdução:
Na atualidade, as economias mundiais passam por processos de globalização, com a liberação dos mercados exigindo o crescimento e a modernização da indústria e da prestação de serviços. Esta modernização não está só na inovação e incorporação de novas tecnologias, nem no dinheiro, mas na capacidade gerencial das empresas, que devem promover a competição de forma agressiva e em crescentes níveis de qualidade e produtividade [MIN98]. Assim, a melhoria da qualidade do software torna-se um processo cada vez mais comum nas organizações, devido às necessidades de obtenção de melhores resultados em todas as fases do ciclo de vida do software [GRA97]. Um grande número de empresas já reconhece que investimentos em qualidade produzem resultados muito positivos; não fazer nada custa caro, de tal maneira que os prejuízos causados pela imagem de uma empresa associada pela má qualidade podem ser incalculáveis. A norma NBR ISO/IEC 12207 – Processos de ciclo de vida de software, editada em 1998, tem como objetivo definir, controlar e melhorar os processos de ciclo de vida de software. Esta norma descreve a arquitetura dos processos, mas não especifica os detalhes de como implementar ou executar as atividades e tarefas incluídas nos processos [ASS98]. A série ISO 9000 é um conjunto de normas internacionais para sistemas de gerenciamento da qualidade, desenvolvido pela International Organization for Standardization [ASS94b]. Os padrões ISO 9000 são genéricos e aplicam-se a qualquer produto ou serviço, porém algumas adaptações foram necessárias para os produtos de software, as quais culminaram com a criação da norma NBR ISO 9000-3, um guia para aplicação da norma NBR 19001 (ISO 9001), especificamente para software [CAR97]. A crescente necessidade de padronização da qualidade, ao longo do processo de desenvolvimento de software, incluindo todo o ciclo de vida do software, faz com que um número cada vez maior de empresas queira implantar sistemas de garantia da qualidade [SCH95]. Hoje, no Brasil, existem poucas empresas de software certificadas com base na norma ISO 9001. Porém, o mercado competitivo dos tempos atuais forçará as empresas a implantarem um sistema de garantia da qualidade (produto e serviço). Existem poucos trabalhos relacionados com a norma ISO 9001 / NBR ISO 9000-3 e a norma NBR ISO/IEC 12207, que é a norma internacional de referência para a indústria de software. Este trabalho visa realizar um mapeamento da norma NBR ISO/IEC 12207 em relação à NBR ISO 9000-3, procurando facilitar o entendimento das normas e demonstrar o grau de compatibilidade entre elas. O mapeamento se justifica devido a grande afinidade existente entre as normas, destinadas a fornecer orientação ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção dos produtos de software. A norma NBR ISO 9000-3 é a base do trabalho, pois objetiva a certificação de um sistema da qualidade. Em seguida, foi implementado um protótipo com os requisitos necessários à implantação da norma NBR ISO 9000-3, apoiada pela norma NBR ISO/IEC 12207. A empresa pode optar entre apenas se certificar na NBR ISO 9000-3 ou fazê-lo com o apoio da NBR ISO/IEC 12207. O protótipo possibilita a definição de prazos e responsáveis para implementação das atividades. Ele também permite a manutenção dos requisitos (cadastro, alteração e exclusão), podendo se adequar à situação da empresa. Este trabalho de conclusão de curso se enquadra na linha de pesquisa da área de Engenharia de Software, sendo a sub-área a Qualidade de Software. Este é de grande valia a todas as empresas de software que queiram se certificar com base na ISO 9001, com a possibilidade de estar apoiada pela norma NBR ISO/IEC 12207.