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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Edson Elmar Schlei
Título: Uma Linguaguem para Definição de Estratégias de Controle de Times de Robôs Jogadores de Futebol em um Ambiente Simulado
 
Introdução:
No desenvolvimento de uma linguagem de programação tem-se inicialmente uma área de atuação e os problemas existentes nesta área. Uma linguagem deve prover recursos para a elaboração de soluções destes problemas. O problema que a linguagem proposta neste trabalho propõem-se a resolver é a de disponibilizar um meio de formalizar estratégias para jogar futebol via agentes homogêneos num ambiente simulado 2D. A construção dos agentes que controlam os robôs nestes ambientes simulados é uma tarefa de extrema complexidade a qual envolve diversas áreas. O deslocamento do robô dentro do campo é a tarefa básica do agente. O agente deve controlar o robô, tendo o conhecimento do lado que é o gol adversário e onde estão posicionados os seus companheiros de equipe. A detecção da posição bola, posição dos oponentes é outra tarefa que o agente deve saber fazer para poder ir ao encontro da bola. Após o agente ter a bola em seu domínio, ele deve levá-la em direção do gol ou passar ela para outro agente que faça parte de sua equipe, como também driblar um agente do time adversário para alcançar o seu objetivo que é o gol adversário. Num time de futebol não se pode só pensar no ataque (agentes atacantes) e em fazer gols. Tem-se que ter uma estrutura de defesa a qual deve impedir que o time adversário possa alcançar o seu objetivo que é o de fazer gol. Sendo assim, tem-se que ter agentes que irão compor a defesa do time, na qual existe um agente denominado goleiro e outros irão compor a zaga. O jogo de futebol não é só ataque ou defesa, também existe a estratégia do jogo. Tal estratégia também é esquematizada em função dos objetivos a alcançar, que é defender e fazer gols. Para a definição destas estratégias é preciso primeiramente definir o comportamento de cada um dos agentes que vai compor a equipe. Para descrever estes comportamentos pretende-se elaborar uma série de comandos os quais os agentes serão capazes de interpretar e executar, sendo que com estes comandos o programador/estrategista vai definir a estratégia de jogo de cada agente tendo em vista o funcionamento do time como um todo. Para formalizar estes comandos pretende-se elaborar uma linguagem de controle de agentes que jogam futebol.