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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliano Maia Arins
Título: Software de Apoio a Avaliação da Satisfação do Cliente de Informática
 
Introdução:
Hoje, mais do que nunca, busca-se a Qualidade nas Empresas, devido a concorrência e a sobrevivência no mercado. Ela existe desde a criação das técnicas japonesas e americanas mais conhecidas no mundo todo, até os mais modernos processos de sistemas computadorizados para realizar as mais variadas tarefas em todos os segmentos da sociedade. O desenvolvimento de softwares e o avanço de ferramentas de automação de tarefas e processos e as tecnologias inovadoras da informática, fazem com que se procure buscar alternativas para atender as necessidades dos clientes e usuários de informática. Para tal, empresas de informática tendem-se a munir-se de ferramentas para poder medir o grau de satisfação de seus clientes, verificando se o produto lançado no mercado tem a aceitação esperada pelos seus. O nível de satisfação e o conhecimento do cliente são fundamentais e de vital importância para a empresa. Os mais conhecidos vocábulos de informática como “o Cliente em Primeiro Lugar”, levam a alguns fatores que devem ser considerados para se atingir a satisfação dos clientes: a) O cliente deve sentir-se bem atendido; b) Atendimento diferenciado; c) Sucesso no empreendimento; d) O que está sendo feito; e) Cuidados a serem tomados; f) Avanços a serem alcançados. De forma positiva, a concorrência acirrada entre as empresas de bens de consumo, tem obrigado o empresário a somente tomar decisões depois de conhecer o grau de satisfação dos seus clientes com seus produtos, serviços e com o atendimento recebido. Conhecer os desejos, as necessidades e o grau de satisfação dos clientes é o primeiro passo para se firmar no mercado e continuar crescendo. Este trabalho está relacionado a área de Qualidade de Software envolvendo empresas de desenvolvimento de sistemas, para medir a satisfação dos seus clientes em relação ao produto adquirido e ou desenvolvido.