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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Filipe Reiter
Título: ANIMAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES COM REALIDADE AUMENTADA E INTERFACE TANGÍVEL
 
Introdução:
Animações digitais (CGI) e efeitos especiais (VFX) estão cada vez mais presentes no cotidiano. Filmes produzidos totalmente através de computação gráfica e outros com vários efeitos especiais embutidos, já são algo rotineiro nos dias atuais e isso só tende a crescer, conforme Diana Giorgiutti (2016, apud GIARDINA, 2016, tradução nossa), “Em Matrix foram produzidas 420 cenas de efeitos especiais. Hoje em dia, são em torno de 2000 cenas em um filme da Marvel, e eles lançam um filme por ano”. Entretanto, filmes não são os únicos a utilizar de animação digital, pois os jogos eletrônicos são conhecidos pelas suas animações dinâmicas. Segundo Brandão (2012, p. 10), “Enquanto espectador, estamos sujeitos à montagem fixa e linear dos filmes, enquanto que nos jogos eletrônicos temos controle total ou parcial sobre o ângulo e a duração dos planos imagéticos.”. Neste contexto, o que também está se tornando popular é a Realidade Aumentada. Kirner et al. (2006) definem a Realidade Aumentada (RA) como uma técnica para trazer o ambiente virtual ao ambiente físico do usuário, permitindo a interação com o mundo virtual, de maneira natural e sem necessidade de treinamento ou adaptação. Kirner et al. (2006, p. 22) também citam “Novas interfaces multimodais estão sendo desenvolvidas para facilitar a manipulação de objetos virtuais no espaço do usuário, usando as mãos ou dispositivos mais simples de interação.”, que é o caso de uma Interface de Usuário Tangível (IUT). […] interfaces Tangíveis, dão forma física para informações digitais, empregando artefatos físicos como representações e controles para mídias computacionais. TUIs combinam representações físicas (por exemplo, objetos físicos manipuláveis espacialmente) produzindo sistemas interativos que são mediados pelo computador, mas geralmente não identificáveis como “computadores”. (ULLMER, ISHII, 2001, p. 2, grifo do autor, tradução nossa). com representações digitais (por exemplo, visual e áudio), Diante deste contexto, este trabalho desenvolveu um meio de se manipular um cenário virtual e criar animações com objetos virtuais, através do uso da Realidade Aumentada para visualização e feedback, e do uso de uma Interface de Usuário Tangível para o usuário manipular a cena (translação, rotação, escala, gravar, entre outros recursos).