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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Filipe Reiter
Título: ANIMAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES COM REALIDADE AUMENTADA E INTERFACE TANGÍVEL
 
Conclusão:
Este trabalho mostrou o desenvolvimento de uma ferramenta para a criação de cenários animados, utilizando Realidade Aumentada e Interfaces Tangíveis, em que objetos do mundo real interagem com objetos virtuais, permitindo o usuário utilizá-los para manipular o cenário virtual. O objetivo de disponibilizar uma nova maneira de se criar animações, junto com seus objetivos específicos, foram atingidos e comprovados com a realização dos testes, com exceção do objetivo de disponibilizar a aplicação com o uso do Cardboard. Mesmo que o objetivo de se disponibilizar o uso do Cardboard tenha sido atingido, os resultados não se mostraram satisfatórios com os equipamentos de Cardboard utilizados. Os testes foram realizados com um grupo pequeno de alunos, mas apesar disso foi possível obter resultados satisfatórios. Os alunos mostraram-se interessados no funcionamento da aplicação, conseguindo realizar os objetivos propostos pela ferramenta, ainda que com alguma dificuldade. A Realidade Aumentada juntamente com a Interface Tangível, possibilitaram a criação de cenários e animações, permitindo um novo nível de interação do usuário com a ferramenta. Este tipo de interação, evidenciou-se ser mais fácil para usuários não técnicos, que não possuem conhecimento de ferramentas de modelagem 3D e animação, a criarem mundos virtuais e dar vida aos mesmos através de pequenas animações. As ferramentas e bibliotecas utilizadas no desenvolvimento desta ferramenta mostraram-se adequadas. A engine Unity, bem consagrada no ramo de aplicações gráficas, mostra-se eficiente e de fácil entendimento, sendo o motor principal desta ferramenta, cuidando da parte de renderização e de dar vida à aplicação. Possuí também um ótimo motor físico integrado, facilitando e muito a detecção de interação entre os marcadores. O Vuforia fez toda a integração da RA com o Unity, possuindo suporte nativo dentro do mesmo, cuidando de tudo, desde a utilização da câmera do celular, do reconhecimento dos marcadores, até a ativação da renderização dos objetos gráficos envolvidos com os marcadores. A aplicação AR Marker Generator by Brosvision mostrou-se eficiente e prática no auxílio da criação dos marcadores utilizado pelo AnimAR, gerando padrões com certa aleatoriedade, sendo perfeitos para o motor de reconhecimento do Vuforia. A contribuição social deixada por este trabalho se dá pela possibilidade da utilização da ferramenta na área da Pedagogia, podendo ser trabalhada a criatividade em sala de aula, ajudando no desenvolvimento das crianças. Por fim, este trabalho deixa como contribuição científica a evolução tecnológica em relação ao trabalho de Lee et al., utilizando Unity e Vuforia para a criação de aplicações de RA e IUT, soluções de código encontradas para resolver problemas como a de captura de movimentos para registrar uma animação e toda a fundamentação teórica sobre o assunto.