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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Ricardo Filipe Reiter
Título: ANIMAR: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE ANIMAÇÕES COM REALIDADE AUMENTADA E INTERFACE TANGÍVEL
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para criação de cenas animadas, utilizando os conceitos de Realidade Aumentada e Interfaces de Usuário Tangíveis. O aplicativo permite a criação e manipulação de cenários e objetos tridimensionais virtuais, sendo possível dar “vida” à cena ao utilizar Interfaces Tangíveis para a criação de animações dos objetos virtuais. A ferramenta foi desenvolvida com a engine Unity, em conjunto com a biblioteca Vuforia para a aplicação do conceito de Realidade Aumentada. O aplicativo utiliza o conceito de Interfaces Tangíveis com botões virtuais nos marcadores e com um marcador em formato de cubo, utilizado para mover, adicionar e remover objetos da cena, e para a captura de movimentos no momento da gravação das animações. Este trabalho também apresenta conceitos, técnicas e abordagens utilizadas para a implementação das funcionalidades necessárias. Para a realização dos testes, o aplicativo foi exportado para as plataformas Android e iOS, sendo testado com uma turma do curso de Pedagogia da FURB, que apesar de sentirem uma certa dificuldade no início para utilizar e entender a ferramenta, mostraram-se muito interessados e a maioria conseguiu concluir os objetivos propostos pela ferramenta dentro do tempo estipulado. A maior dificuldade percebida pelos usuários foi na parte de interação com a Interface Tangível, isto porque ainda há pouca familiaridade com este tipo de interface para a grande maioria das pessoas. Ainda assim, os testes realizados apontam que as funcionalidades desenvolvidas são de fácil uso, após o entendimento inicial de como a Interface de Usuário Tangível funciona.