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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Alexandre Wunsch Pereira do Nascimento
Título: Projeto RAT: sistema para gerenciamento de registro de atendimento técnico
 
Introdução:
Em um mercado globalizado no qual a tecnologia e a informatização encontram-se predominantes é fundamental seguir um processo de negócio para garantir a qualidade de produtos e serviços, a fim de obter melhores resultados. Segundo Alves, Santana e Santos (2012), as organizações buscam constantemente alcançar seus objetivos estratégicos, sendo indispensável o aperfeiçoamento de seus processos de negócio. De acordo com Santoro, Iendrike e Araújo (2012), o gerenciamento de processos de negócio é o caminho para uma empresa organizar o trabalho e os recursos (pessoas, equipamentos e informações) a fim de atingir seus objetivos. Cada vez mais a informação e a tecnologia agregam valor ao negócio. A informação é um elemento indispensável e influencia as estratégias da organização, exercendo fortes consequências sobre a vantagem competitiva (PORTER, 1999, p. 98; LESSA, 2015, p. 18, ANDRADE, ROSEIRA; BARRETO, 2016). Na era do conhecimento, as empresas procuram adequar-se no ambiente competitivo e de rápidas mudanças, sendo necessário segundo Santoro, Iendreke e Araújo (2012), que exista uma colaboração efetiva por todas as partes envolvidas no processo. A força das organizações está nas pessoas e no conhecimento compartilhado por elas. Para Lévy (2003, p.28), “a inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda parte”, estando o saber contido na humanidade. Segundo Drucker (1993, p. 7), o recurso econômico básico das organizações deixa de ser o capital para ser o conhecimento. Paulo e Torres (2016) observam que esse conhecimento organizacional não existe por si só, ele é formado com a soma de partilha de todas as pessoas que a compõe. Nesse cenário, a colaboração pode contribuir na construção do conhecimento da organização (PORÉM; SANTOS; BELLUZZO, 2012). Conforme Padilha e Graeml (2015, p. 3), a interação entre diversas pessoas em busca de um objetivo em comum, mesmo que inconscientemente pode potencializar os resultados se comparado aos resultados que poderiam ser obtidos por um único indivíduo. Santos, Porém e Belluzzo (2012) ainda colocam que a informação em ambientes colaborativos possibilita que essa potencialização seja ainda maior. Outra mudança de visão importante é que a Tecnologia de Informação (TI) passa a adotar um posicionamento cada vez mais estratégico dentro da empresa (LUNARDI et al. 2007, p. 3). Para Padilha e Graeml (2015) a TI agrega valor na estratégia da empresa, nas informações que acrescentem diferencial. Dessa forma, as organizações devem repensar suas formas de trabalhar, comunicar e colaborar, ou seja, na forma que compartilham seu conhecimento e no uso da TI. Neste contexto, está a empresa Gestão Sistemas de Informação que possui um processo de Gerenciamento de Registros de Atendimentos Técnicos (GRAT), porém, é perceptível que existem pontos que podem ser melhorados, como a questão da tecnologia do sistema, maior automatização, escalabilidade e recuperação da informação. Este trabalho tem como objetivo centralizar os documentos em um único repositório para apoiar o processo da área de projetos, serviços e atendimento. O sistema também almeja manter uma melhor relação entre o desenvolvedor e as partes interessadas, seja com documentação, manuais de utilização e novas implementações por demanda. Além disso, os detalhes de cada implantação realizada no cliente podem ser melhores aproveitadas, de forma que os dados sejam preservados para qualquer usuário com acesso.