Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Ribeiro Vieira
Título: PORTAL SGMS: sistema web de apoio ao processo de gerência e controle na manutenção de software
 
Introdução:
A manutenção de software é uma das fases em Engenharia de Software do ciclo do desenvolvimento de um software, a qual engloba as etapas de correção, adaptação e evolução (MAGELA, 2006 apud WEBER, 2014, p. 12). Por sua vez, um dos problemas que a equipe de manutenção (suporte, desenvolvimento, teste e documentação) enfrenta está relacionada ao gerenciamento das atividades da mesma (WEBER, 2014). Conforme Magela (2006 apud WEBER, 2014, p. 15), “a manutenção de software custa no mínimo 90% do valor original do projeto, sem ter um limite para o valor máximo”. A manutenção de software também é reconhecida como a atividade que demanda o maior volume de esforço dentre todas as atividades de Engenharia de Software (MAGELA, 2006 apud WEBER, 2014, p. 12). Ela é definida como a modificação de um produto de software depois de sua entrega (ao cliente) para corrigir erros, melhorar sua performance ou qualquer outro atributo, ou para adaptar o produto a um ambiente modificado (IEEE, 1998). Conforme ISO (1999), “este processo normalmente é desencadeado por uma solicitação do cliente ou por algum relatório de problemas gerado pelo usuário”. Sendo assim, “o problema do alto custo referente a manutenção não passa de uma má comunicação entre a equipe responsável por realizar a manutenção e o cliente” (APRIL e ALAN, 2008 apud SANTOS, 2015, p. 34). Dessa forma, há a necessidade de uma ferramenta que auxilie e organize as solicitações ou demandas encaminhadas ao processo de manutenção de software, bem como disponibilize ao solicitante informações de onde e como anda a execução da sua solicitação. Diante deste cenário, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um portal web para atender os segmentos que visam controlar a manutenção de software em uma empresa com vários produtos ou projetos. De um modo geral, pretende-se garantir o andamento e integridade na gestão das solicitações em determinada área de serviço. O portal proporciona o trabalho em equipe, através de um mecanismo de controle de solicitações, que notifica via e- mail e autoriza o registro das demais informações aplicáveis a cada etapa do processo. Este mecanismo busca assegurar a agilidade e o compromisso com o cumprimento dos prazos em todas as etapas do processo da manutenção de software. Sendo assim, este trabalho aborda a automatização e controle de um processo de manutenção de software, desde o registro da falha até a sua entrega com a respectiva correção. O trabalho se dedica justamente na integração e execução de todos os papéis durante o ciclo de manutenção do software, no qual cada membro do processo poderá exercer seu papel e assim melhorar a eficiência e a eficácia dos processos no ciclo de manutenção.