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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Thiago Ribeiro Vieira
Título: PORTAL SGMS: sistema web de apoio ao processo de gerência e controle na manutenção de software
 
Conclusão:
Neste trabalho é apresentado um sistema para atender os segmentos que visam planejar e controlar a manutenção de software em uma organização com vários produtos ou projetos. Pode-se afirmar que os objetivos foram totalmente cumpridos, pois a aplicação promove a troca de informações entre os envolvidos no processo de manutenção, permitindo que as solicitações sejam gerenciadas, acompanhadas e controladas até a sua conclusão. Dessa forma, é possível garantir o andamento e a integridade das solicitações dentro do ciclo de vida na manutenção. Além disso, a aplicação disponibiliza indicadores sobre a performance e status da manutenção em todos os processos e projetos. A utilização do Visual Studio com a linguagem C# e .NET framework viabilizou o desenvolvimento mais ágil e o conhecimento do autor sobre as ferramentas e a linguagem permitiu um maior grau de produtividade em relação as estruturas de dados utilizadas. Como container e base de dados foi escolhido o SQL Server, software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede. O objetivo proposto por este trabalho foi atingido uma vez que foi desenvolvido um sistema que contempla os requisitos identificados. O objetivo específico que tinha por necessidade o acompanhamento e gerenciamento dos processos no ciclo de vida da manutenção de software por cada um dos papéis, foi atingido, pois o sistema desenvolvido possibilita a troca de informações entre os envolvidos no processo de manutenção, permitindo que as solicitações sejam gerenciadas, acompanhadas e controladas até a sua conclusão. O segundo objetivo específico que tinha como necessidade disponibilizar indicadores que acompanharão a performance da manutenção nos seus processos, foi atingido, pois o sistema disponibiliza ao gerente da manutenção de software um modulo dedicado a obter esse resultado, no qual apresenta indicadores sobre a performance e status da manutenção em ambos os processos e projetos. O último objetivo específico que tinha como necessidade de garantir o andamento e a integridade da gestão das solicitações em determinada área de serviço, como suporte, desenvolvimento, teste e documentação, foi atingindo, no qual o sistema proporciona o trabalho em equipe, através de um mecanismo de controle de solicitações, que notifica via e-mail e autoriza o registro das demais informações aplicáveis a cada etapa do processo. Sendo assim, este mecanismo busca assegurar a agilidade e o compromisso com o cumprimento dos prazos em todas as etapas do processo da manutenção de software. A contribuição deste trabalho é permitir que qualquer organização possa melhorar as áreas de comunicação e troca de informações dentro de cada área contemplada na manutenção de software, sendo que um dos problemas que a equipe de manutenção enfrenta está relacionada ao gerenciamento das atividades da equipe (WEBER, 2014). Com a utilização do sistema, esperasse uma facilidade na visibilidade do andamento dos processos na manutenção de software em uma organização, além de um acompanhamento mais simples e fácil de ser gerenciado e controlado. Buscando prover uma agilidade no processo, e assim, conseguir um ganho significativo de tempo, que poderá ser utilizado para aumentar a produtividade. Outro item importante é que os gerentes responsáveis pela gestão da manutenção podem monitorar e visualizar a performance de cada membro em suas respectivas áreas, além de um diagnóstico das causas das falhas em seus projetos ou produtos. Contudo as solicitações abertas no ciclo de manutenção do software apresentam limitações, sendo: a) não é possível agrupar ou vincular solicitações com o mesmo problema reportado; b) as solicitações não possuem severidade, ou seja, não se sabe qual solicitação deverá ser priorizada.