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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Frank Regis Coelho Ribeiro
Título: SGOTI: sistema para gestão da operação de TI
 
Introdução:
Segundo Beal (2001, p.78) “a informação é um patrimônio, ela agrega valor à organização”. Essa informação está sob responsabilidade da área de Tecnologia de Informação (TI) de modo que cada serviço disponibilizado pela TI detêm parte dessa informação que precisa estar disponível preservando os princípios da confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade garante que os dados somente serão acessados após a autorização do proprietário ou responsável pela informação. A integridade garante os atributos originais das informações armazenadas. Já a disponibilidade garante que a informação permaneça sempre disponível aos usuários autorizados (OLIVEIRA, 2001). Segundo Marques (2014, p.1), “A tendência natural é tentar medir o valor da informação pelo quanto adicional ela traz”. Nos últimos anos, a área de TI das empresas vem deixando de ser vista simplesmente como uma área técnica de suporte, tornando-se uma área estratégica geradora de informações importantes para a tomada de decisão (MAGALHÃES; PINHEIRO, 2007). Segundo Santos (2009, p.1), “[...], nesse novo cenário, a TI começou a assumir um papel muito mais importante nas organizações: o de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais”. É natural que as empresas comecem a se preocupar mais com a área de TI, pois estão cada vez mais dependentes da tecnologia. Assim, há uma necessidade de que a área de TI seja estruturada adequadamente, seja em recursos humanos ou físicos, para atender a evolução do mercado e da empresa. Segundo Alecrim (2013, p1), “Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dá sentido às atividades que a utilizam, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada.”. Em suma, a TI atualmente é um dos componentes mais importantes do ambiente corporativo e essencial para os três níveis de uma empresa: estratégico, tático e operacional (ALVES, 2013). A gestão da área de TI está diretamente ligada às questões administrativas, desde contratos com fornecedores de produtos ou serviços, controles financeiros, controles de licenciamento, entre outros. A Blumenau Iluminação é uma empresa do segmento de iluminação, sendo composta por cerca de 150 funcionários. Este trabalho foca seu estudo no gerenciamento administrativo da área de TI da Blumenau Iluminação onde o modelo atual está desfocado do conceito de Governança de TI que abrange o alinhamento da TI com o negócio, assim como promove a garantia da continuidade dos serviços sob reponsabilidade dá área de TI e a redução da exposição aos riscos (FERNANDES; ABREU, 2014). Diante deste contexto, este trabalho descreve o desenvolvimento de um sistema específico de gestão das demandas administrativas da área de TI da Blumenau Iluminação fazendo uso de cenários reais para a contextualização. Esse sistema apoia no gerenciamento unificado assim como auxilia no dimensionamento de forma organizada a gestão da operação da área de TI.