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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Camila Viviani Martins
Título: Ferramenta de auxílio acadêmico utilizando chatterbot
 
Introdução:
Atualmente as novas tecnologias têm proporcionado rápidas e profundas mudanças em diversos setores da sociedade. Este processo de evolução também é percebido no meio acadêmico, afetando não apenas alunos, mas também professores, coordenadores pedagógicos e diretores (BARBOSA, 2012). Como consequência, percebe-se que o uso de ferramentas computacionais tem se tornado cada vez mais comum no auxílio de alunos e professores em suas atividades cotidianas. Dentre diversos softwares de ensino disponíveis atualmente, é possível encontrar sistemas que utilizam chatterbots para comunicar-se com o usuário a fim de lhe proporcionar o aprendizado de um assunto específico a partir da iteração com o aplicativo. Segundo Comarella e Café (2008), os chatterbots são sistemas computacionais que simulam a conversação de um ser humano. Desta forma, um dos intuitos de utilizar um sistema como o supracitado para auxílio acadêmico seria o de proporcionar para o aluno uma experiência semelhante a que teria numa conversa on-line com um professor ou especialista de uma determinada área. Neste contexto, um dos alicerces necessários para o desenvolvimento de tal tecnologia são as técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), que é uma subárea da Inteligência Artificial. Comarella e Café (2008) afirmam que o PLN utiliza de conhecimentos em linguística e comunicação para melhorar a interação entre sistemas computacionais e seres humanos, podendo ser simplificadamente definido como a habilidade de um computador em processar a mesma linguagem que as pessoas usam no seu dia-a-dia, ou seja, a linguagem natural. Considerando o atual cenário relacionado à área de PLN e ao desenvolvimento de chatterbots, surgem questionamentos que vêm sendo estudados por pesquisadores ao redor do mundo. Uma das inquietações que se pretende elucidar a partir do projeto descrito no presente documento é: como desenvolver um aplicativo que utilize a tecnologia de um chatterbot para manter uma conversação em português baseada em perguntas e respostas sobre um texto acadêmico previamente escolhido e inserido pelo usuário? Com base no exposto, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de receber como entrada do usuário um texto com conhecimentos da educação básica, a partir do qual são formuladas perguntas e respostas. O insumo obtido a partir do processamento realizado no texto de entrada é transformado em uma base de conhecimento no formato conhecido como Artificial Intelligence Markup Language (AIML), que é utilizada para realizar a conversação entre o chatterbot e o aluno.