Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Camila Viviani Martins
Título: Ferramenta de auxílio acadêmico utilizando chatterbot
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatterbot para auxílio acadêmico, que é capaz de manter uma conversação em língua portuguesa, respondendo ou fazendo perguntas sobre um texto da educação básica na área de conhecimento em Geografia. A partir do texto previamente inserido pelo aluno, a aplicação gera perguntas e respostas que são gravadas em uma base de conhecimento Artificial Intelligence Markup Language (AIML). Para tanto, utiliza-se o parser Palavras para efetuar a análise morfológica e obter os papéis semânticos de cada palavra em cada sentença que compõe o texto. Dentre os papéis semânticos identificados pelo parser Palavras, foram tratados sete, entre eles agente, localização e extensão, em sentenças composta por sujeito, verbo e predicado. O ponto principal para a geração das perguntas é o papel semântico, a partir do qual é possível definir o pronome ou o advérbio interrogativo, tais como quem, quando, quanto, qual e onde, que deve ser usado para elaborar a pergunta. Além disso, são feitos ajustes para possibilitar a conjugação verbal em determinados casos e criar perguntas mais concisas. O trabalho proposto atingiu os objetivos elencados, com limitações devido à complexidade da língua portuguesa, mostrando-se relevante como uma ferramenta de processamento de linguagem natural, bem como uma aplicação auxiliar para o processo de ensino-aprendizagem.