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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Camila Viviani Martins
Título: Ferramenta de auxílio acadêmico utilizando chatterbot
 
Conclusão:
Durante o desenvolvimento desse trabalho, criou-se uma aplicação desktop que interage com o usuário em língua portuguesa, possibilita o processamento de um texto da educação básica na área de Geografia, faz perguntas e traz respostas a partir do texto inserido e possibilita que o usuário faça ou responda perguntas sobre o texto numa conversação com o ChatterEdu. Portanto, a maioria dos objetivos elencados foram atingidos com sucesso e, apesar de ainda existir alguns pontos a serem melhorados, o resultado foi satisfatório. O único objetivo que não foi atingido foi o desenvolvimento de uma interface web, que certamente enriqueceria o trabalho pois permitiria que o ChatterEdu estivesse disponível on-line. Entretanto, houveram alguns momentos difíceis para alcançar os objetivos propostos. O primeiro obstáculo enfrentado foi a escolha da ferramenta para fazer a análise morfológica. No princípio esperava-se utilizar uma ferramenta chamada Rembrandt para extração dos papéis semânticos. Porém, depois de pesquisas e tentativas, percebeu-se que não seria possível utilizá-la, pois as documentações eram antigas, a ferramenta não recebia atualizações há alguns anos e não foi possível instalá-la no computador utilizado para o desenvolvimento do chatterbot. A partir de então, foram feitas pesquisas e testes até encontrar uma ferramenta que suprisse as necessidades do trabalho proposto. Então foi definido que seria utilizado o parser Palavras, que se tornou peça fundamental para a implementação do protótipo e atendeu os requisitos para o processamento linguístico realizado. Além disso, a geração de perguntas e respostas automatizadas para criar bases de conhecimento AIML na língua portuguesa ainda é uma tarefa pouco explorada. A complexidade da estrutura linguística do português também impactou no desenvolvido do ChatterEdu, de tal forma que existem erros ortográficos e de concordância que não foram tratados. Por outro lado, a ferramenta mostrou-se mais abrangente do que foi inicialmente proposto. A princípio a ferramenta deveria processar textos da educação básica na área de conhecimentos de Geografia. Mas, fazendo testes com textos de outras áreas de conhecimento, obteve-se bons resultados, embora as sentenças a serem processadas não devem ser muito complexas em sua estrutura para não comprometer o desempenho do chatterbot. Ao final do desenvolvimento do projeto, acredita-se que este possa contribuir para a área de processamento de linguagem natural, visto que diversos trabalhos pesquisados que utilizam chatterbot são feitos com bases de conhecimento fixas, justamente devido à complexidade linguística do idioma português. A partir das ferramentas e técnicas aplicadas neste trabalho, conclui-se que é possível utilizá-lo como base para estudos relacionados com a geração de perguntas e respostas automáticas e criação de bases de conhecimento AIML dinâmicas. Outrossim, presume-se que este trabalho também seja relevante para a área educacional, por ter sido desenvolvido visando principalmente o manuseio por alunos da educação básica. Com a tecnologia tornando-se cada vez mais comum no cotidiano das crianças, é necessário que os métodos de ensino também evoluam, renovem-se e acompanhem os avanços tecnológicos, a fim de manter os alunos das novas gerações interessados nos processos de ensino-aprendizagem. Ferramentas como a desenvolvida podem fazer parte desse processo