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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Diogo da Silva
Título: UM SIMULADOR 2D PARA A LINGUAGEM ROBOTOY
 
Introdução:
No decorrer da elaboração de processos, espera-se poder averiguar o impacto de decisões em um sistema, bem como visualizar os resultados obtidos. A simulação existe para suprir estas necessidades sendo a técnica que estuda comportamentos e reações de modelos (ERLANG.COM.BR, 2015). Nesse sentido, no universo computacional, tornou-se mais fácil criar ambientes virtuais para simular situações específicas como, por exemplo, a de um call center para averiguar as melhores escolhas em termos de eficácia de atendimento e resposta financeira. Dentro da robótica a simulação possui um papel muito importante, como citam Bibby e Necessary (2008), em teoria, é a única maneira de validar algoritmos de controle, de agarrar objetos, de efetuar o planejamento de rotas, entre outras situações específicas. Os autores também afirmam que é perigoso testar algumas funcionalidades diretamente em um hardware, pois não é possível prever o impacto que tais ações causariam e é nesse ponto que simular os cenários e possíveis efeitos se faz essencial. A robótica é uma das apostas das universidades para atrair alunos para o campo tecnológico. Apresentar-lhes a programação dessa forma motiva a construção de programas e o desenvolvimento criativo (BENITTI et al., 2010). A robótica educacional é um ótimo meio para desenvolver o raciocínio lógico de uma criança, estimulando a sua capacidade de formular e resolver problemas, mesmo que, previamente, essa criança nunca tenha tido qualquer contato com uma linguagem de programação ou um modo lógico de raciocínio (OLIVEIRA; SILVA; ANDRADE, 2013). Com o intuito de facilitar o desenvolvimento de programas para robôs Mindstorms NXT da Lego, em 2014 foi proposta a linguagem Robotoy, uma linguagem mais simples que pode ser facilmente associada por crianças (TORRENS, 2014). No entanto, um kit do Mindstorms NXT possui um custo elevado que pode inviabilizar o uso da linguagem Robotoy por algumas instituições de ensino. Baseado nesses pressupostos, foi desenvolvida uma ferramenta para simular a execução de programas escritos na linguagem Robotoy, tornando desnecessária a aquisição de um kit físico de robótica. Para tanto, deve ser possível criar e editar cenários 2D para a resolução de exercícios, como os propostos por Torrens (2014), com diferentes níveis de dificuldade.