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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Kevin Eduard Piske
Título: VisEdu - Aquário Virtual: simulador de ecossistema utilizando animação comportamental
 
Introdução:
Atualmente presencia-se a era da informação, da tecnologia e é evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. Uma vez que os alunos gostam tanto de aulas que utilizam a tecnologia, por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a seu favor? A aula pode entusiasmar os alunos de maneira parecida com que os jogos e filmes os entusiasmam (SOUZA, [200-?]). Portanto, a tendência é que softwares educacionais estejam cada vez mais presentes em centros de educação infantil, escolas e universidades, fazendo com que a aprendizagem se dê de uma forma mais divertida, interessante e cativante.
Dentre os softwares educacionais, destacam-se os simuladores, que trabalham com a noção de modelo e de processo. Neles os conteúdos são mais divertidos, seguros e criam situações de aprendizagem que permitem aos alunos experimentarem várias possibilidades (PEREIRA, 2011). Basicamente um simulador é um conjunto de hardware e software que reproduz um determinado ambiente real no meio computacional, podendo reproduzir por exemplo, um ecossistema inteiro, auxiliando no estudo e aprendizagem do mesmo. Os simuladores podem ser usados nas mais diversas áreas da educação, desde simulações de propriedades físicas até na representação de ecossistemas biológicos.
Desta forma, pode-se definir um ecossistema como um sistema biológico formado por dois elementos indissociáveis, a biocenose e o biótopo. A biocenose é o conjunto de seres vivos que convivem entre si e o biótopo é o meio que gera recursos para prover e dar manutenção à vida desses seres (DAJOZ, 2005). Logo os elementos da biocenose e do biótopo interagem uns com os outros, formando um todo coerente e ordenado (TAVARES, 2013).
Para simular um ecossistema, pode-se utilizar a Animação Comportamental em conjunto com Agentes Inteligentes e outras técnicas de Inteligência Artificial, fazendo com que a biocenose e o biótopo interajam entre si de forma autônoma. Cada ser vivo é um agente inteligente com capacidade de ter crenças, desejos e intenções, gerando animações sem precisar de um ser humano os auxiliando (REYNOLDS, 1997).
Segundo Feltrin (2014, p.15) “Para o desenvolvimento de Animação Comportamental, necessariamente a mesma precisa ocorrer em algum meio, que é um simulador.” Portanto, esse trabalho se destina ao desenvolvimento de um simulador de ecossistema de aquário marinho, utilizando como base para a implementação, o módulo de Animação Comportamental do Visualizador de Material Educacional (VISEDU-SIMULA) e o módulo de Computação Gráfica do Visualizador de Material Educacional (VISEDU-CG).