Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Kevin Eduard Piske
Título: VisEdu - Aquário Virtual: simulador de ecossistema utilizando animação comportamental
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um simulador de ecossistema de aquário marinho que visa auxiliar o estudo de conceitos biológicos. Seu desenvolvimento envolve a extensão de um motor de jogos e um módulo de raciocínio. O motor de jogos estendido foi implementado com a linguagem Javascript, com o elemento canvas do HTML5 e com a biblioteca gráfica ThreeJS; o módulo de raciocínio é uma aplicação que utiliza técnicas de inteligência artificial para realizar o raciocínio. Para a implementação do módulo de raciocínio, optou-se por utilizar o interpretador Jason para o desenvolvimento de agentes sob o modelo BDI, utilizando a linguagem AgentSpeak. No decorrer da implementação deste trabalho, o motor de jogos provou ser uma ferramenta capaz de proporcionar a base necessária para o desenvolvimento do ambiente de simulação. O interpretador Jason se mostra eficiente na criação de modelos mentais que proporcionam animações comportamentais aos seres virtuais da simulação. O ecossistema de um aquário marinho se mostrou um ótimo ambiente para a geração de animações comportamentais, permitindo uma variedade enorme de possibilidades. Implementou-se os comportamentos explorar, fugir, perseguir e comer, além de permitir a alteração de propriedades referentes ao mundo virtual, ao aquário e aos peixes. A aplicação também permite a visualização dos comportamentos atribuídos pelo módulo de raciocínio e exibe uma câmera secundária representando a visão do peixe. Na análise comparativa dos navegadores utilizados, o Chrome, o Firefox e o Opera demonstraram bons desempenhos e estabilidade na execução da simulação.