Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Kevin Eduard Piske
Título: VisEdu - Aquário Virtual: simulador de ecossistema utilizando animação comportamental
 
Conclusão:
O objetivo principal de criar um aquário virtual que simulasse um ecossistema marinho mesmo que de forma mínima através de animação comportamental foi atendido, permitindo a simulação de uma cadeia alimentar pequena que possui o tubarão como predador e a sardinha como presa, que por sua vez se alimenta de plâncton. A aplicação se mostrou um ótimo ambiente para a inserção de agentes dotados de representação gráfica, possibilitando a geração de comportamentos específicos como explorar, perseguir, fugir e comer, sem a necessidade de um animador ficar especificando como eles devem ocorrer.
As ferramentas utilizadas pela aplicação web se mostraram adequadas, a combinação do HTML5 com o Javascript possibilitaram o dinamismo que um simulador necessita. O Motor de Jogos desenvolvido por Harbs (2013) e estendido por Koehler (2015) disponibilizou a estrutura básica para o desenvolvimento desse trabalho, abstraindo muitas funções e gerando mais produtividade. A utilização da biblioteca gráfica ThreeJS se mostrou eficiente, permitindo que a representação gráfica do ambiente e dos agentes fosse próxima da realidade e sem deixar a desejar em relação ao desempenho. Embora a detecção de colisão via bounding box ter se mostrado uma rotina com alto consumo de processamento, há outras maneiras mais performáticas de implementar a detecção de colisão, não tirando assim os demais méritos da biblioteca.
As ferramentas utilizadas pela aplicação servidora também se mostraram adequadas, o interpretador Jason (2014b) faz bem seu papel de interpretar o modelo BDI, permitindo a implementação de crenças, objetivos e planos através da linguagem AgentSpeak, além de permitir a integração com a linguagem Java. O Reasoner estendido de Feltrin (2014) se mostrou funcional, porém sua utilização preocupa em casos que trabalham com muitos agentes, devido ao tempo de raciocínio aumentar consideravelmente com o aumento do número de agentes, podendo gerar atrasos perceptíveis em simulações em tempo real.
Acredita-se que as principais contribuições desse trabalho são disponibilizar um ambiente tridimensional que permita a inclusão de agentes dotados de inteligência artificial e representação gráfica, possibilitar um leque enorme de extensões e possibilitar a execução de diversas medições de desempenho em relação a esses agentes. Suas principais limitações estão na quantidade de peixes dotados de percepção inseridos no aquário e no tempo médio de raciocínio para muitos agentes. Caso deseja-se fazer uma simulação com muitos peixes a aplicação apresenta muita lentidão, referente a baixa taxa de FPS e ao atraso no raciocínio, fazendo com que as ações não sejam executadas em tempo real.