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Introdução
 
 
Acadêmico(a): William Fernandes Koehler
Título: VISEDU-CG 4.0: visualizador de material educacional
 
Introdução:
Uma característica comum entre as grandes inovações tecnológicas é que elas permitiram ou mudaram a forma como as pessoas se conectam e compartilham informação. Nesse contexto, a Internet se destaca como uma inovação que alterou a própria natureza e diversidade de nossas interações. Não por acaso, a intimidade da web com a geração e compartilhamento de informação fez com que diversas pessoas tentassem introduzi-la no ambiente educacional. Dessas tentativas, nasceu o conceito de Objetos de Aprendizagem (HODGINS, 2002).
Segundo Polsani (2003), as definições e práticas de Objetos de Aprendizagem eram confusas e arbitrárias, fazendo que não pudessem se beneficiar da flexibilidade e escalabilidade oferecidas pela web. A complexidade tecnológica foi outro fator que dificultou a adoção do paradigma no mercado, visto que rotinas gráficas, fundamentais para os objetos, estavam amarradas à tecnologias complexas e pouco práticas.
Com o passar do tempo, a demanda por tecnologias mais práticas e eficientes aumentou e novos recursos surgiram para os desenvolvedores, como foi o caso da Application Programming Interface (API) Web Graphics Library (WebGL). O WebGL é uma biblioteca gráfica em Javascript que utiliza a já consolidada API do Open Graphics Library for Embedded Systems (OpenGL ES) 2.0 para executar rotinas gráficas em ambiente web (ARORA, 2014). Apesar de ser uma ferramenta eficiente, o WebGL trabalha exclusivamente com o ambiente gráfico, não fazendo o controle de física da aplicação. Assim, caso o programa exija comportamentos mais realísticos, como controle de colisão ou animações de objetos, essas rotinas deverão ser implementadas pelos desenvolvedores ou executadas em conjunto com outras bibliotecas (PARISI, 2014).
Segundo Boyle (2013), um dos aspectos mais importantes para os Objetos de Aprendizagem é a reusabilidade dos mesmos. Uma vez em que eles estejam projetados para isso, a tarefa de criação de novos objetos e compartilhamento dos já existentes torna-se menos complexa e facilita na utilização e crescimento do sistema como um todo.
Um dos projetos a usar Objetos de aprendizagem em ambiente web foi o framework VisEdu-CG. Este, atualmente em sua terceira versão, é uma aplicação educacional voltada à disciplina de computação gráfica. Por meio de HTML5 e WebGL, o framework possibilita o usuário a interagir através da web com vários conceitos comuns da disciplina, como: adicionar e remover objetos ao espaço gráfico, rotacionar, deslocar elementos, aplicar texturas e iluminação, entre outros (NUNES, 2014).
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Diante do exposto, propõe-se continuar o desenvolvimento do framework VisEdu-CG, refatorando a arquitetura do projeto visando deixá-la mais desacoplada à uma tecnologia de renderização e com comportamentos mais componentizados, além de buscar uma nova solução para manutenção dos espaços bidimensionais da interface. Essas mudanças visam a exposição do usuário a um novo conceito gráfico, buscando assim o avanço no processo de ensino à disciplina, bem como facilitar trabalhos de extensão sobre o VisEdu-CG.