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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): William Fernandes Koehler
Título: VISEDU-CG 4.0: visualizador de material educacional
 
Conclusão:
Essa monografia apresentou a integração de um visualizador de material educacional com um motor de jogos HTML5. Neste processo, o motor foi adaptado para suportar a biblioteca Three.js e assim fornecer as capacidades tridimensionais necessárias (conforme objetivo proposto) e o visualizador foi completamente refatorado para explorar outras técnicas, tecnologias e garantir que opere de forma eficiente junto ao motor.
O Three.js se provou uma ferramenta muito útil, capaz de desenhar cenas complexas através de uma API simples e uma ampla biblioteca de componentes e funcionalidades. Mesmo inserindo um grande número de elementos gráficos e testando em navegadores diferentes, a biblioteca se manteve estável e performática, mostrando que há espaço na web para aplicações gráficas cada vez mais exigentes.
Apesar da grande capacidade do Three.js, é importante analisar o custo e benefício do uso da tecnologia. A utilização de HTML, CSS, Javascript e JQuery permitiu um controle mais simples e eficaz sobre peças, abas e janelas.
Os objetivos propostos relacionados ao motor de jogos e o VisEdu-CG foram atingidos. O modo 2D, já presente na versão 3.0 (NUNES, 2014) foi melhorado para que os objetos renderizados nesse modo sejam elementos completamente bidimensionais. Outra melhoria relacionada aos modos de renderização foi permitir que o usuário troque o modo sem recarregar a página e perder o estado das peças. As principais melhorias que devem ser aplicadas ao visualizador incluem a criação de mais tipos peças, a fim de cobrir uma gama cada vez maior de conceitos gráficos, e a correção de alguns problemas que surgiram na utilização das propriedades das peças, principalmente com o polígono.