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Resumo
 
 
Acadêmico(a): William Fernandes Koehler
Título: VISEDU-CG 4.0: visualizador de material educacional
 
Resumo:
O VisEdu-CG 3.0 é uma ferramenta voltada para o ensino de computação gráfica para estudantes desta disciplina. Após três versões, a ferramenta passou a apresentar alguns obstáculos ao tentar estender a mesma, sendo o principal destes o baixo reaproveitamento dos comportamentos presentes na ferramenta. A solução alcançada para este problema foi portar o VisEdu-CG para um motor de jogos, ferramenta para criação e manutenção dos elementos de um jogo. Assim, este trabalho teve como objetivos disponibilizar um modo de visualização tridimensional em WebGL para um motor de jogos orientado a componentes, portar o VisEdu-CG para essa nova ferramenta e ajustá-la para melhorar sua usabilidade. A biblioteca Three.js, utilizado pelo motor para abstração do WebGL, proveu uma forma fácil de criar e manipular os elementos gráficos. O visualizador conta com HTML, Javascript para montar sua interface de usuário, enquanto usa JQuery para definir os comportamentos mais complexos da mesma. A avaliação de operacionalidade da aplicação foi feita a partir de um teste de experiência executado pelos alunos de computação gráfica. O trabalho também aborda os resultados obtidos a partir de testes de performance e memória realizados em alguns dos principais navegadores do mercado.