Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Ednilson José
Título: Implementação de um Ambiente para Modelagem de Objetos 3D com Uso de Sweeping
 
Introdução:
Um dos mais importantes conceitos em computação gráfica é a modelagem de objetos e imagens. Por modelação entende-se a descrição de objetos e de imagens, que permitem a sua visualização, usando um computador para simular a realidade (PLASTOCK, 1986, p.27). A modelagem de objetos 3D é necessária em diversas áreas, entre elas a modelagem de objetos que não existam no mundo real, ou seja, a projeção e visualização de um objeto criado (CORRIGAN, 1994, p. 73). As superfícies 3D também são usadas no estudo de objetos que já existem, para que estes possam ser aperfeiçoados. As superfícies podem ser modeladas utilizando um conjunto de objetos que, interligados formam uma malha. Tornar possível a visualização de uma cena tridimensional em um monitor de vídeo requer a construção de procedimentos que simulem o processo de obtenção de fotografias por meio de câmera. Existem algumas técnicas para este tipo de modelagem, entre elas, Splines, Modelagem Sólido-construtiva e Sweeping (CORRIGAN, 1994, p. 54). Os três principais tipos de modelos geométricos são o aramado (wireframe), faces limitantes e sólido. A modelagem de sólidos é um importante aspecto da modelagem geométrica que é usada para criar e comunicar informações sobre sua forma. Ela envolve a criação e manutenção do modelo sólido para futuro acesso e análise. Segundo VIEIRA (1994, p.14), os métodos de representação de sólidos denominam também as técnicas de modelagem de sólidos, que são as seguintes: a) instanciamento de primitivas; b) enumeração de ocupação espacial; c) decomposição em células; d) geometria sólida construtiva (Construtive Solid Geometry - CSG); e) representação por sweeping; f) representação por fronteira. A noção básica embutida nos esquemas de varredura (sweep) é muito simples: um conjunto movendo-se através do espaço pode varrer um volume (um sólido) que pode ser representado por um objeto em movimento mais uma trajetória. O local dos pontos gerados por esse processo define um objeto de uma, duas ou três dimensões. Para modelagem de sólidos, a representação por sweep é a mais simples de ser compreendida (MORTENSON, 1985, p.455). As propriedades dos esquemas de sweeping translacional e rotacional são em grande parte determinadas por esquemas específicos usados para representar conjuntos bidimensionais. Este trabalho adota a técnica de modelagem sweeping, mostrando trajetória e rotação dos objetos gerados. O protótipo dispõe de uma janela para visualização do modelo, com controles que permitem gerar os três tipos de sweeping, bem como controles para a câmara sintética, o que permite a visualização de diferentes pontos de vista.