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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Heliosa Schwämmle
Título: Desenvolvimento do Aplicativo para o Gerenciamento de Testes do Cliente nos Sistemas de Controle Financeiro utilizando Tecnologia ITIL
 
Introdução:
A construção de um software não é uma tarefa simples podendo exigir conhecimentos específicos e eficazes dos profissionais envolvidos. Portanto, podem ocorrer diversos problemas que resultarão em um produto diferente do esperado. O fator predominante como causa destes problemas é o erro humano. A interpretação, execução e habilidade de quem constrói o software influencia diretamente nos resultados. Para que estes erros sejam descobertos antes da liberação, utilizam-se as atividades coletivamente chamadas de validação, verificação e testes. Desta forma procura-se garantir que os softwares tenham sido construídos conforme o especificado através do gerenciamento de testes (DELAMARO; MALDONADO; JINO, 2007).
Para Paula Filho (2003), embora menos eficaz que as revisões e inspeções para a remoção de defeitos, os testes são indispensáveis para detectar os defeitos que ainda escapam das revisões e para avaliar-se o grau de qualidade de um produto e de seus componentes. Com isso, apresenta-se a necessidade do gerenciamento de testes para controle dos processos de testes gerando confiabilidade no produto.
A indústria de software vem percebendo a importância de gerenciamento de testes de software para garantir a qualidade de seus produtos. Os sistemas de informação, principalmente nos sistemas financeiros, geram informações que impulsionam a tomada de decisão dos executivos.
Conforme Oliveira (2002) as empresas passam por vários momentos de crise ao longo de sua existência, sendo que as causas podem ser tanto ambiente externos, bem como internas. Nos momentos de crise, os executivos podem promover algumas estratégias na área financeira como identificação da estrutura mais adequada de capital, controle de prazos e rotação de valores, otimização das melhores fontes de financiamento, controle de capital de giro e controle efetivo do fluxo de caixa da empresa.
Para um controle efetivo de caixa de uma empresa é necessário planejamento. O planejamento tem três níveis, planejamento estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico faz uso de um longo prazo e é referente aos níveis mais altos da administração. Já o planejamento tático tem a finalidade de otimizar determinada área e não toda a empresa. O planejamento operacional procura maximizar os recursos da empresa em determinado período. Com o planejamento pré-definido efetua-se o controle através de um Sistema Integrado de Informações (SGI) e modelos de estruturas funcionais que fornecem informações para a tomada de decisão gerencial (HOJI; SILVA, 2010).
Para identificar as estruturas mais adequadas, é importante que se tenha algum modelo e/ou processo a ser seguido. Com o grande crescimento do Information Technology Infrastructure Library (ITIL) no mercado de Tecnologia da Informação (TI), muitas empresas buscam utilizar o modelo em seus processos. O ITIL surgiu na década de 80 encomendado pelo governo britânico para regulamentar os contratos com empresas de TI. Estima-se que o ITIL surgiu em decorrência da Guerra das Malvinas, por conta das diversas falhas ocorridas nos diversos serviços de TI (PRADO, 2006).
Pode-se fazer uso de vários modelos e padrões no gerenciamento de testes. As empresas poderão utilizar o processo que melhor se adéqua ao seu cotidiano. Um destes modelos é o ITIL referente a melhores práticas de serviços cuja metodologia é mostrar “o que fazer” e não “como fazer”, objetivando atingir melhores índices de qualidade reforçando assim o relacionamento entre área de TI e clientes, da área financeira, cumprindo metas previamente acordadas (PRADO, 2006).