Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daniel Pereira
Título: Desenvolvimento de um Motor de Jogos 3D, utilizando WebGL
 
Introdução:
A internet vem experimentando uma alta taxa de crescimento. Inicialmente reservada apenas para uso militar, do governo e das universidades, esta rede internacional de computadores agora age como um meio de comunicação para empresas privadas e uso pessoal. É acessada por centenas de milhões de pessoas mundo afora, sendo que a World-Wide Web (WWW) é o tipo de serviço que mais cresce dentro dela (LOMBARDI, 2011). Segundo Castro (2003), \'A World-Wide Web (também chamada Web ou WWW) é, em termos gerais, a interface gráfica da Internet. Ela é um sistema de informações organizado de maneira a englobar todos os outros sistemas de informação disponíveis na Internet\'.
Os navegadores web talvez sejam um dos tipos de aplicativo mais utilizados na história. Eles têm evoluído significativamente nos últimos quinze anos e, atualmente, navegadores web são executados em diversos tipos de hardware, desde celulares e tablets até computadores pessoais. Os navegadores utilizam da Hyper Text Markup Language (HTML) para exibir os dados e da linguagem JavaScript para tornar as páginas dinâmicas ou para criar aplicativos para web (GROSSKURTH; GODFREY, 2006).
Entre os aplicativos possíveis de serem criados para web, uma área bastante promissora é a de jogos em três dimensões (3D). Segundo Prada (2010), \'o 3D é o futuro, não somente dos jogos como do conteúdo multimídia na web. Não é difícil deduzir que os games, que já fazem amplo uso das três dimensões nos consoles, também incorporem a profundidade quando executados direto do navegador\'.
Um dos meios possíveis de se desenvolver jogos para web é utilizando WebGL. WebGL é uma biblioteca multiplataforma executada em conjunto com a versão 5 da HTML e é baseada na especificação 2.0 da Open Graphics Library for Embedded Systems (OpenGL ES) (KHRONOS, 2011b). Segundo Prada (2010), \'as versões Beta do novo Firefox 4.0, assim como os desenvolvimentos mais recentes do Safari e do Google Chrome, já possui suporte para tal recurso[..]. Os resultados são bastante promissores e já podem ser observados em alguns sites.\'
Dentro do exposto, é demonstrado o desenvolvimento de um motor de jogos 3D, que utiliza a biblioteca WebGL. O trabalho também demonstra um visualizador de grafo de cena utilizando o motor de jogos desenvolvido, exibindo os resultados obtidos com o desenvolvimento deste trabalho.