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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Daniel Pereira
Título: Desenvolvimento de um Motor de Jogos 3D, utilizando WebGL
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou um motor de jogos desenvolvido em WebGL e uma aplicação que o utiliza através da representação visual de um grafo de cena.
O WebGL, principal API utilizada no desenvolvimento, ainda está sendo concebida e, devido a esse motivo, ainda há pouca bibliografia disponível. Os navegadores web que a suportam podem apresentar comportamentos diferentes em algumas ocasiões, fazendo com que a experiência do usuário seja diferente dependendo do navegador utilizado. Nas aplicações desenvolvidas para testar o motor de jogos, estas diferenças ficaram mais perceptíveis no desenvolvimento da iluminação do ambiente, porém com as novas versões dos navegadores o comportamento passou a ser similar.
A arquitetura adotada como solução pelo motor de jogos é simples e intuitiva, fazendo com que o desenvolvedor não necessite de conhecimentos em APIs de baixo nível da WebGL e GLSL para programar seu jogo ou aplicativo da área de computação gráfica. A arquitetura adotada foi baseada na arquitetura do V-ART, sendo necessárias algumas adaptações devido a diferenças entre a linguagem JavaScript e C++, porém a estrutura das classes principais foi mantida.
O motor de jogos mostrou um bom desempenho na execução dos testes, conseguindo desenhar mais de mil objetos a mais de 30 FPS em dois dos três navegadores testados, sendo esse número o suficiente para o usuário não perceber a troca de quadros na cena. Ainda foi obtido o resultado de 60 FPS em cenas com 255 objetos ou menos, o que permite com que o usuário veja a cena de maneira mais natural, especialmente em cenas onde ocorre uma interação muito grande entre a aplicação e o usuário.