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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Fabian Lenzi
Título: Ferramenta de Suporte a Gestão de Defeitos com Integração entre 0800NET e Mantis
 
Introdução:
À medida que a capacidade de produção de software das empresas de tecnologia aumenta, também aumenta a complexidade dos softwares desenvolvidos. Pelo fato de muitas empresas não aplicarem as técnicas de engenharia de software de maneira eficaz, estas possuem muitos problemas (SOMMERVILLE, 2003). Segundo Bartié (2002, p. 5), “com o aumento da complexidade no desenvolvimento do software¸ aumentam proporcionalmente os riscos de mau funcionamento dos mesmos, tornando-se mais difícil produzir softwares com um nível de qualidade desejado”.
A implantação de um processo de garantia de qualidade de software torna-se então, essencial para a sobrevivência e competitividade no mercado. No entanto, garantir a qualidade de software não é uma tarefa simples, pois envolve todos os processos do desenvolvimento de software (BARTIÉ, 2002). A implantação de um programa de melhoria de processos de software é uma forma eficaz das empresas implantarem processo de garantia da qualidade, pois estes descrevem uma estrutura de trabalho que possui os elementos necessários para tornar o desenvolvimento de software mais eficiente e controlado (BARTIÉ, 2002).
No entanto, garantir qualidade não significa produzir um software livre de defeitos. A produção de softwares com defeitos é um problema comum enfrentado por empresas de software. O ideal seria que não houvessem defeitos nos softwares produzidos, mas enquanto não se chega nesta situação, a prática de gerenciar os defeitos torna-se essencial (ELIZA; LAGARES, 2011).
Neste contexto, uma boa gestão de defeitos aplicada no processo de desenvolvimento de software pode ser o diferencial para se conseguir alcançar níveis satisfatórios de qualidade, bem como evitar atrasos no planejamento do projeto.
Na empresa Edusoft Tecnologia, a gestão de defeitos (bugs) é realizada com a utilização de uma ferramenta de gestão de serviços e negócios. Tendo a necessidade de tornar mais efetivo e seguro o gerenciamento e controle destes defeitos, tomou-se a decisão de utilizar uma ferramenta especializada para esta finalidade. Para que se possa realizar o processo de gestão de defeitos e permitir aos clientes da empresa a abertura/acompanhamento dos problemas encontrados, torna-se necessária a utilização em conjunto das ferramentas de apoio ao usuário e gestão especializada de defeitos. Entretanto, utilizar as duas ferramentas, sem integração entre elas, pode resultar em perda de dados além de trabalho desnecessário de registro em cada ferramenta. Além do mais, não há garantias de que as informações estejam registradas adequadamente nas duas ferramentas, podendo assim resultar em perda de dados e consequentemente, relatórios gerenciais incorretos.
Tendo a necessidade de integrar as ferramentas especializadas em gestão de serviços e negócios e gestão de defeitos, 0800net e Mantis respectivamente, pesquisou-se na internet uma solução de integração pronta, que atendesse às necessidades da empresa, entretanto não houve sucesso na busca. Observou-se então, a oportunidade de desenvolver uma ferramenta personalizada que realize a integração entre o 0800net e o Mantis e atenda plenamente as necessidades envolvidas.