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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Luciana Pereira de Araújo
Título: Adubogl : Aplicação Didática usando a Biblioteca Open GL
 
Introdução:
Com a crescente evolução no mundo tecnológico as tecnologias passaram a ser utilizadas em diferentes áreas e vários sistemas passaram a ser informatizados, até mesmo a área da educação. Começou-se a criar vários aplicativos com intuito de ensinar aos alunos diferentes áreas do conhecimento.
O problema de empregar um software para a educação em qualquer que seja a área é a forma com que esse é aplicado em uma sala de aula. O programa educacional deve ser praticado com seriedade pelos professores para que realmente tenha um efeito sobre a educação dos alunos. Normalmente, um software educacional que seja de interesse também dos alunos deve trabalhar em forma de jogo ou ter alguma similaridade com um (ALMEIDA, 1994, p. 25-42; OLIVEIRA; COSTA; MOREIRA, 2001, p. 64).
Na disciplina de Computação Gráfica do curso de Ciência da Computação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é utilizada a biblioteca Open Graphics Library (OpenGL) para ensinar os diferentes conceitos da computação gráfica. Porém, os alunos aprendem na teoria e depois devem tentar implementar os conceitos aprendidos em alguma linguagem de programação, normalmente a linguagem C++ (REIS, 2011).
Levando em consideração os softwares educacionais existentes e não havendo um que possa ser utilizado diretamente na disciplina de Computação Gráfica do curso de Ciência da Computação da FURB, propõe-se desenvolver uma aplicação para o estudo da computação gráfica que utilize a biblioteca OpenGL. Esta aplicação deve possuir algumas funções prontas da OpenGL para que sejam utilizadas na geração do código-fonte da atividade realizada, bem como para que o aluno possa utilizá-las em seu programa. Ela é desenvolvida de forma que permita ser estendida posteriormente com novas funções gráficas.