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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Luciana Pereira de Araújo
Título: Adubogl : Aplicação Didática usando a Biblioteca Open GL
 
Resumo:
Este trabalho apresenta a implementação de uma aplicação voltada ao aprendizado da computação gráfica com foco nas transformações geométricas, denominada AduboGL. A biblioteca OpenGL é utilizada como ponto fundamental para montar o cenário 2D da aplicação e o resultado no espaço 3D. Para sua construção foram tomados como base alguns conceitos da informática na educação, tornando o seu uso mais simplificado. Na aplicação é possível realizar exercícios através de peças que se encaixam de acordo com as transformações geométricas, empilhamento de transformações e uma forma geométrica simples, o cubo. Essas peças são apresentadas em uma janela para serem montadas em um plano 2D. Após a montagem é possível salvar o exercício e visualizar seu resultado em um espaço 3D na ordem em que as peças foram colocadas. Ainda na AduboGL é possível visualizar o código em C++ e OpenGL das peças que estão sendo colocadas, podendo assim auxiliar o aluno a compreender a ordem lógica dos comandos utilizados para o desenvolvimento da cena. Por fim, é apresentada a análise de desempenho e usabilidade da aplicação.