Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Gustavo Bauler
Título: Sistema de Controle para Empresa Prestadora de Serviço Utilizando Envio/Recebimento de SMS
 
Introdução:
Com o atual crescimento do ramo de serviços, tornando cada vez maior a concorrência em todos os setores, possuir um serviço diferenciado para oferecer ao cliente pode definir o sucesso da empresa. As empresas vêm investindo na informatização para auxiliar sua organização e gestão, no intuito de melhorar os serviços prestados.
O setor de serviços vem se desenvolvendo gradativamente, hoje representando expressiva parcela da economia. Considerando países desenvolvidos como os Estados Unidos e o Reino Unido, por exemplo, o setor representa 72% do PIB, enquanto no Canadá, 67%. Em termos relativos, a participação destes países é bem maior que no Brasil, onde os serviços representam aproximadamente 52%. (LAS CASAS, 2000, p. 11).
A fim de aprimorar os serviços prestados pela empresa Taigus Eletrônica, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para auxiliar o controle de ordens de serviço (OS), melhorando a organização da empresa e criando um diferencial para a mesma, implantando um serviço de mensagens por celular SMS com avisos sobre valores de orçamentos e finalização da ordem para retirada. Outra funcionalidade implantada é a consulta do status de uma ordem de serviço por SMS, possibilitando ao cliente fazer a consulta de forma discreta sem tomar muito do seu tempo.
A necessidade da elaboração de um software para auxiliar na gestão da empresa Taigus Eletrônica surgiu por motivo do aumento significativo do fluxo de ordens de serviço (OS), que tem dificultado a organização e a agilidade nos serviços prestados. Antes, tanto a entrada/saída de OSs como a entrada de materiais de reposição são apenas cadastradas em uma planilha eletrônica, de forma bastante sucinta, dificultando qualquer análise futura dos dados ali inseridos.
Além disso, a questão da consulta e envio de SMS surgiu da necessidade de se criar um novo canal de comunicação entre a empresa e o cliente, já que a empresa não dispõe de internet banda larga no seu servidor, segundo a direção da empresa, por questões de segurança e produtividade. Com este serviço, o cliente é avisado de forma discreta do valor de seu orçamento ou que a sua OS está pronta, diminuindo os custos de telefone para a empresa, e facilitando a comunicação com o cliente, que terá a informação sempre à mão e poderá responder, no caso de orçamento, na hora em que achar conveniente por SMS com o texto “sim” ou “não” ou entrando em contato com a empresa.