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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marlo Torres Marques
Título: Sistema de Avaliação de Desempenho Baseado no Método de Avaliação 360º
 
Introdução:
A era do conhecimento, na qual as organizações estão inseridas, onde a valorização das competências humanas é cada vez mais importante, exige uma aplicação de seu capital da melhor maneira possível para que possam encurtar o alcance de metas e manterem-se competitivas no mercado (KADOCH, 2008). O investimento na capacitação contínua de seus colaboradores é uma alternativa para o alcance do sucesso, mas, para que seja eficaz, deve-se mensurar de maneira correta o desempenho dos profissionais, e de forma alinhada à estratégia organizacional.
Para que a organização possa tomar decisões de forma efetiva referente a promoções, reajustes salariais, treinamentos e até mesmo demissões, é necessário que construa informações acerca do desempenho de seus colaboradores, partindo de uma avaliação do desempenho de cada funcionário para levantar tais informações. Quando estas informações não são precisas, os reais benefícios que uma decisão agregaria à organização podem causar efeito nenhum ou até mesmo prejudicá-la.
Uma avaliação de desempenho correta municia gerentes e diretores para a realização de feedbacks. Para Chiavenato (2004, p. 224) “a avaliação permite que os subordinados conheçam aquilo que o chefe pensa a seu respeito. Ela é amplamente utilizada pelos gerentes como base para conduzir e aconselhar os subordinados a respeito de seu desempenho”.
Na busca pela melhor forma de análise dos colaboradores, a escolha da metodologia de avaliação é essencial para que os resultados estejam de acordo com as expectativas. Desta forma, o Método da avaliação em 360o é uma das melhores opções para obter informações mais amplas de um funcionário já que o mesmo será avaliado por todos ao seu redor. Segundo Chiavenato (2005, p. 254), “a avaliação de desempenho em 360o representa a inclusão de todas as pessoas que atuam direta ou indiretamente com o avaliado”.
Nesta visão, Dalfovo (2004, p. 19) afirma que “o uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso das organizações”, e para auxiliar os gestores no acesso e manipulação destas informações, as tecnologias da informação surgem como uma ferramenta chave que torna este processo mais rápido e objetivo.
Sendo assim, este trabalho desenvolve uma solução para a análise de desempenho e um controle de treinamentos dos funcionários através da web para a empresa FK Assessoria em Recursos Humanos, uma empresa de consultoria em Recursos Humanos (RH) situada em Blumenau, Santa Catarina. Através deste sistema, os usuários pertencentes à rede 360º de cada colaborador responderão questionários de avaliação referentes a ele, onde cada questão está relacionada a uma característica que influencia na realização dos processos da empresa.
Como resultado, é possível emitir relatórios com informações confiáveis sobre o desempenho dos funcionários em cada característica cadastrada no sistema. Estes relatórios possibilitam uma visão ampla do desempenho dos funcionários, permitindo a visualização dos pontos fortes e fracos de cada colaborador e, desta forma, auxiliando os gestores no processo de tomada de decisão para a concessão de promoções, reajustes salariais, treinamentos, realocação até demissões dos funcionários.