Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcelo Roberto Ferrari
Título: Biblioteca para Explorar Algoritmos de Planejamento de Movimento utilizando Campos Potenciais no SDK do IOS 4
 
Introdução:
Atualmente muitos tipos de jogos são compostos por vários atores sintéticos que devem atuar como agentes autônomos. Agentes autônomos são personagens com a capacidade de desempenhar um papel para o meio ambiente com um comportamento e capacidade de improvisação. Para mover um agente em um mundo sintético é necessária uma representação semântica do ambiente, bem como a definição de uma posição inicial e um objetivo para este agente (FISCHER; SILVEIRA; NEDEL, 2009, p. 112-113).
Planejar o movimento de um agente autônomo, em seu modo mais simples, é basicamente planejar um caminho contínuo e livre de colisões com obstáculos, a partir de uma configuração inicial, para chegar até uma configuração final ou objetivo (PAN; LAUTERBACH; MANOCHA, 2010). No mundo real, considerando-se várias pessoas posicionadas em um mesmo local e com um mesmo objetivo, cada uma seguirá um caminho diferente, pois suas estratégias dependem de fatores como sua constituição física, personalidade, humor, raciocínio e urgência (FISCHER; SILVEIRA; NEDEL, 2009, p. 112-113).
Em um ambiente virtual é possível criar caminhos alternativos para agentes autônomos através da utilização da técnica de campos potenciais. Este campo potencial é gerado para incorporar obstáculos e objetivos e deve guiar os agentes autônomos até seus objetivos evitando estes obstáculos (KHATIB, 1980). Mas, a execução desta técnica pode levar a um problema de mínimos locais, que normalmente pode ser interpretado por um local côncavo e simétrico, onde a força de atração de seu objetivo é igual à força de repulsão dos obstáculos. (SILVEIRA, 2010, p. 24).
Existem várias maneiras de resolver o problema de mínimos locais. Uma delas é a utilização de campos potenciais baseados em Problema de Valor de Contorno (PVC), que utilizam funções harmônicas como base dos cálculos (DAPPER, 2007, p. 28; SILVEIRA, 2010, p. 31).
Diante do exposto, este trabalho apresenta uma biblioteca que realiza os planejamentos de movimentos para agentes autônomos utilizando a técnica de campos potenciais, para dispositivos móveis baseados na plataforma iPhone Operating System 4 (iOS 4). Esta biblioteca também consegue resolver o problema de mínimos locais utilizando a técnica de PVC.