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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Silvino Pereira
Título: Visualizador de Animação 3D com Suporte ao formato de Arquivos fbx em Objective-C++
 
Introdução:
Segundo Economiste.com (2008), as tecnologias móveis estão se consolidando. Pode-se dizer que é a febre do momento, pois seu mercado cresce a cada dia e novos aparelhos são lançados já com longas filas de espera. Além disso, o acesso a internet sem custo em lojas, restaurantes e até em parques de fim de semana já é uma realidade e levou milhares de pessoas a adquirirem aparelhos que lhes permitam desfrutar destas novidades.
A capacidade de processamento e armazenamento destes novos dispositivos móveis também é cada vez maior e abriu um leque de opções para quem tem interesse no desenvolvimento de softwares para celulares, principalmente na linha de softwares de entretenimento como jogos, onde estes fatores são cruciais. Novas empresas especializadas na produção deste tipo de software estão surgindo e já se percebe a necessidade de ferramentas para facilitar e auxiliar os desenvolvedores que hoje ainda enfrentam muitos problemas para cumprir seus prazos, tendo em vista a maior complexidade no desenvolvimento de jogos para dispositivos móveis.
Seguindo esta tendência, conforme Area (2010), a Autodesk disponibilizou um novo formato de arquivos chamado FilmBoX (FBX) para integração dos modelos 3D desenhados e animados nos seus softwares proprietários, onde o objetivo é facilitar o uso destes modelos em jogos 3D ou mesmo em outras ferramentas de modelagem.
Diante do exposto, este trabalho pretende estudar e pesquisar a plataforma iOS 4 bem como a linguagem Objetive C++ e o formato de arquivo FBX que é capaz armazenar informações sobre modelos 3D já animados. Busca também reunir as especificações, padrões e recursos que fazem parte do pacote de desenvolvimento de software fornecido pela Autodesk. Do mesmo modo, interfaces de programação de dispositivos disponibilizadas pela Apple incorporadas ao iOS 4 serão empregadas para portar ao ambiente móvel a possibilidade de visualização dos modelos e animações 3D importadas de qualquer arquivo gerado no formato FBX (Versão 6.0). O protótipo suporta tanto o tipo de arquivo FBX no formato binário como o tipo de arquivo FBX no formato American Standard Code for Information Interchange (ASCII).