Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Felipe Silvino Pereira
Título: Visualizador de Animação 3D com Suporte ao formato de Arquivos fbx em Objective-C++
 
Conclusão:
Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste protótipo foram satisfatórios. Os requisitos propostos principais foram cumpridos, alcançando assim o objetivo inicial do trabalho, o desenvolvimento de um protótipo que permitisse a visualização um uma cena 3D importada de um arquivo FBX na plataforma iOS 4 utilizando o Objective-C++.
O iSceneViewer permite a importação de um arquivo FBX versão 6.0 e possibilita ao o usuário a visualização dos elementos da cena 3D importada, de forma completa ou parcial, dentre as estruturas suportadas. Quanto às principais vantagens do protótipo estão as funcionalidades de rotação da câmera, aproximação e translação da câmera pelo ambiente 3D e visualização das animações com poucos toques na tela do dispositivo iPhone. Dentre estas funcionalidades destaca-se a de movimentação da câmera pelo ambiante, que proporciona grande comodidade ao usuário que pode observar em detalhes a cena 3D, sem precisar de nenhum outro recurso computacional para isso.
Quanto as tecnologias utilizadas, a IDE de desenvolvimento xCode, se tornou suficiente e eficiente para o desenvolvimento. A integrac?a?o com o simulador do iPhone facilita muito no desenvolvimento. O FBX SDK disponibilizado pela Autodesk, versão 2011.2 também se mostrou compatível com o iOS 4 SDK possibilitando assim sua utilização no desenvolvimento deste protótipo.
Como limitações o iSceneViewer não suporta a visualização de texturas e iluminação possivelmente presentes em uma cena 3D importada visto que essas estruturas são suportadas pela tecnologia FBX. O protótipo também não permite a edição ou criação de novas cenas 3D, embora o SDK utilizado pelo mesmo forneça as classes e estruturas para a implementação destas funcionalidades.
É importante frisar que até o presente momento, não existe na literatura qualquer outro aplicativo ou protótipo capaz de ler e exibir modelos FBX na plataforma iPhone, a não ser o projeto de SCRIPTLANCE (2010), cujos resultados ainda não foram divulgados.