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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Charles Sales Bicalho
Título: Aplicação para Avaliação do Nível de Maturidade da ITIL e CMMI-SVC
 
Introdução:
Com o passar dos anos, a área de Tecnologia da Informação (TI), vem ganhando grande importância dentro das organizações, deixando de ser uma área com função meramente tática para assumir um papel acentuadamente estratégico dentro de cada empresa, confirmando assim a sua importância com o alinhamento ao planejamento de negócios (HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993). Diante desta grande mudança, a TI deixou de ser apenas um provedor de Tecnologia para se tornar um parceiro nos negócios.
Em virtude deste novo cenário, onde a TI passa a ser importe para os negócios da empresa, surgiram alguns frameworks de processos e melhores práticas que buscam constantemente a otimização destes processos e metodologias destinados à avaliação e mensuração de processos. Dentre estes frameworks surgiu a Information Technology Infrastructure Library (ITIL), um modelo de referência para gerenciamento de processos de TI cujo objetivo é descrever e utilizar um conjunto de melhores práticas de gestão, permitindo assim o funcionamento eficiente e efetivo de todos os serviços (MANSUR, 2005).
Diante de um mercado competitivo, somente implementar processos e aplicar as melhores práticas sugeridas por estes modelos, não é mais suficiente para a gestão de um departamento de TI. Após a implementação dos modelos é preciso monitorá-los e medi-los. É neste momento que surge um novo nicho de mercado, destinado às empresas que visam avaliar o nível de maturidade das práticas implementadas nas organizações e verificar os pontos fortes e fracos das implementações feitas, ou as que ainda precisam ser aplicadas. É neste sentido que as organizações estão se preocupando atualmente, pois mesmo depois das implementações destas práticas, muitas destas empresas ainda não conseguem mensurar ou mapear as áreas do departamento de TI que precisam de maior atenção.
Para garantir que os processos implementados para a prestação dos serviços de TI tenham um desempenho satisfatório e para certificar-se que estes estão alinhados com seus objetivos estratégicos, as empresas envolvidas nesse contexto iniciaram uma busca pela melhoria de seus processos de software (ROCHA, 2001). Com isso, a utilização de modelos de qualidade de processo aumentou de maneira significativa. Em uma primeira onda, na busca pela qualidade dos processos, muitos destes modelos da área de TI eram destinados à Gerência de Projetos, como o Capability Maturity Model Integration (CMMI). Mas como foi visto antes, os serviços de TI e até mesmo de prestadores de serviços em geral tornaram-se tão importantes quanto os projetos/produtos. Devido a esta nova demanda foi publicada recentemente pelo Software Engineering Institute (SEI), uma extensão do CMMI, denominado Capability Maturity Model Integration for Services (CMMI-SVC). Sendo que este é um novo segmento, dentro do CMMI, que visa auxiliar nos modelos de processos voltados para gestão de serviços.