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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tiago Piske
Título: Reconstrutor de Modelos 3D utilizando Técnicas de Nível de Detalhamento
 
Introdução:
A sociedade vive em um espaço onde a computação gráfica está presente em diversos
aspectos do cotidiano das pessoas, tornando-se assim algo indispensável. É notável a
velocidade com que essa área tem evoluído com o passar dos tempos. Hoje com o auxílio
deste conhecimento, diversas áreas como arquitetura, astronomia, educação, engenharia,
geografia, lazer, marketing, medicina, meteorologia, psicologia e segurança pública são
favorecidas prevenindo riscos e reduzindo custos (AZEVEDO; CONCI, 2003, p. 08-09).
Paralelamente à evolução da computação gráfica, os softwares que a utilizam também
se especializaram, permitindo desde desenhos simples e práticos em 2D até a modelagem de
objetos, terrenos, animais e pessoas em um ambiente 3D. Tais programas são conhecidos
como softwares de modelagem 3D. Esses softwares oferecem aos seus usuários a
possibilidade de modelar utilizando recursos de textura e malhas de polígonos altamente
detalhadas.
Modelos 3D que possuem grande quantidade de detalhes, oferecem uma maior
qualidade e percepção de realidade para o observador, contudo trazem consigo um problema
que resulta na alta demanda de processamento gráfico, para situações em tempo real ou
mesmo quando o hardware não dispõe de grande capacidade de processamento, como
celulares. Nesses casos, um nível de detalhe muito elevado é dispensável, devido ao tamanho
do visor dos celulares bastante pequenos e suas baixas resoluções, os detalhes não são muito
perceptíveis e sua simplificação em celulares favorece assim a aplicação com ganho de
desempenho notável.
Com foco na solução do problema apresentado, foi desenvolvida uma ferramenta que
utiliza técnicas da computação gráfica conhecidas como Level Of Detail1 (LOD). Akenine-
Möller e Haines (2002, p. 389) acrescentam que a idéia básica de LOD é fazer uso de versões
simplificadas de um objeto, assim reduzindo a malha de polígonos e textura de um modelo. O
conceito de se usar versões com geometrias mais simplificadas para representar objetos
menos importantes ou que estejam à grande distância foi sugerida por Clark em 1976 (KRUS
et al, 2004).
Esta funcionalidade se fez necessária, proporcionando um ganho de memória e
potencializando o desempenho na renderização deste tipo de modelo na Mobile 3D Game
Engine (M3GE) (GOMES; PAMPLONA, 2005), o qual é um projeto de motor de jogos em
desenvolvimento no Departamento de Sistemas e Computação (DSC) da Universidade
Regional de Blumenau (FURB).
1 Acrônimo usado para representar nível de detalhamento