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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Tiago Piske
Título: Reconstrutor de Modelos 3D utilizando Técnicas de Nível de Detalhamento
 
Conclusão:
O trabalho apresentou um estudo e a disponibilização de uma ferramenta para
aplicação de técnicas de nível de detalhamento sobre modelo MD2 e exportação de arquivos
MD2 com modelos 3D simplificados. Isto é realizado através da interpretação e leitura do
arquivo MD2 e também o reconhecimento da malha de polígonos do modelo 3D.
Os resultados apresentaram uma boa simplificação e se mostraram favoráveis na
utilização na M3GE que se justifica devido a baixa resolução gráfica dos atuais aparelhos
celulares e aos visores que possuem um tamanho pequeno. Contudo a fórmula de definição do
custo para colapso das arestas pode se mostrar ineficiente em alguns modelos. Entretanto é
possível melhorar a técnica para definição do custo e o algoritmo de nível de detalhamento,
para que tenha maior liberdade no reposicionamento dos vértices obtendo um melhor
resultado. Para a validação dos testes foram geradas diversas simplificações de modelos MD2
em diferentes níveis de aproximação. É possível realizar a simplificação em até 60% do
número de vértices de determinados modelos, mantendo suas características principais em
determinadas aproximações.
As tecnologias utilizadas no desenvolvimento deste trabalho facilitaram
principalmente na execução dos testes e disponibilização da interface da ferramenta. A
linguagem C++ escolhida para o desenvolvimento facilitou a disponibilização da ferramenta,
em questões de desempenho gráfico e documentação de apoio.
Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que é possível efetuar técnicas de
nível de detalhamento em modelos MD2, podendo-se obter resultados bastante promissores e
colaborando com o trabalho disponibilizado por Estácio (2006). Assim se abre estudos que
utilizam técnicas de LOD para o desenvolvimento de jogos ou aplicações gráficas.