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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fabio Wagner
Título: Sistema de Informação para o Tratamento de Não-Conformidades na Área de Gestão da Qualidade
 
Introdução:
As organizações convivem com problemas ou resultados indesejáveis internos que geram grande variabilidade em seus processos, muitos dos quais não estão sob controle ou não são previsíveis (EQUIPE GRIFO, 1996, p. 3). Para auxiliar no controle desses problemas ou resultados, têm-se o sistema da qualidade, que deve ser capaz de prover a garantia da qualidade aos clientes e sua própria administração. Deve ser capaz de estabelecer o que deve ser feito para atender, de forma preventiva à satisfação dos clientes e assegurar que realmente são realizadas as atividades necessárias para este fim (EQUIPE GRIFO, 1996, p. 8).
Neste sentido, padrões do sistema da qualidade estão sendo utilizados como instrumentos para a implantação de normas da International Organization For Standardization (ISO), que é uma entidade não governamental, criada em 1947, com o objetivo de promover o desenvolvimento da normalização e atividades relacionadas com a intenção de facilitar o intercâmbio internacional de bens e de serviços e desenvolver a cooperação nas esferas intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica (OLIVEIRA et al., 2004, p. 60).
Segundo Moura (1993, p. 3), a qualidade nas empresas, significa gerar produtos ou serviços que atendam plenamente aos requerimentos dos clientes e como gestor para o sistema de qualidade, têm-se os padrões da norma ISO 9000, onde segundo Colenghi (2003, p. 72), é uma norma que estabelece um padrão de qualidade gerencial, que se aplica a todos os tipos de organização, em todas as suas áreas de negócio. O sistema da qualidade é o conjunto de regras mínimas com o objetivo de orientar cada área funcional de uma organização na execução de sua atividades (MIGUEL, 2001, p. 100-101).
Para melhor atender as regras do sistema de qualidade, as empresas têm a opção de utilização de diversas tecnologias modernas, para facilitar o processo de tomada de decisão dos gestores, visando atender a sua complexidade, seu crescimento, sua modernidade, sua perenidade, sua rentabilidade e sua competitividade. Para a efetiva geração e manipulação das informações, é necessária a utilização dos recursos da tecnologia da informação. É praticamente impossível uma empresa fazer com que o funcionamento dos modelos de sistemas de informação seja efetivo sem o uso de tecnologias modernas. A aplicação das diversas tecnologias de informação facilitam o desenvolvimento, a implantação e a utilização dos Sistemas de Informação com geração de informações (REZENDE, 1999 apud REZENDE; ABREU, 2003, p. 197-198).
Com isso, uma empresa de Blumenau observou que necessita informatizar no seu setor de qualidade todo o controle de conformidades, que atualmente está sendo feito através de formulários impressos e preenchidos manualmente, por isso resolveu utilizar um sistema de informação para atender este seu setor, e este trabalho desenvolveu este sistema de informação com capacidade de atender as necessidades desta empresa.
Este trabalho trata do controle de produto não-conforme, que segundo Miguel (2001, p. 104), tem o objetivo de controlar produtos ou serviços impedidos para o uso, para que esses não sejam utilizados ou executados. A organização deve assegurar que produtos que não estejam conformes com os requisitos do produto sejam identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não intencional. Os controles e as responsabilidades e autoridades relacionadas para lidar com produtos não-conformes devem ser definidos em um procedimento documentado (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2001, p. 11).
Além do controle de um produto não-conforme, o trabalho trata do controle de ações corretivas e ações preventivas, sendo que a ação corretiva trata dos procedimentos preestabelecidos quando da identificação de uma não-conformidade, em que se buscam suas causas e implementam-se procedimentos para sua solução. Já a ação preventiva, trata dos procedimentos rotineiros que visam evitar a ocorrência de alterações no sistema produtivo da empresa em seus diversos recursos (OLIVEIRA et al., 2004, p. 66).