Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Jean Geard Hagen
Título: Protótipo de Software para Inserção de Publicidade Virtual em Vídeos de Jogos de Futebol
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de software para calibração automática de câmeras em vídeos de jogos de futebol. O método utilizado para obtenção dos parâmetros para calibração de câmeras consiste em descobrir as linhas que representam as delimitações do campo de futebol bem como da grande e da pequena área, de forma automática. É apresentada uma técnica para classificação das linhas para correlacionamento com um modelo virtual de campo de futebol. Com isto, espera-se ser possível reproduzir a projeção em perspectiva feita pela câmera ao capturar as imagens do jogo, de forma a permitir a inserção de novas imagens no vídeo com a mesma transformação de projeção da câmera ou até mesmo reconstituir partes do vídeo que não aparecem, mais que desta forma são passíveis de serem deduzidas. O protótipo foi implementado na linguagem Java.