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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Geard Hagen
Título: Protótipo de Software para Inserção de Publicidade Virtual em Vídeos de Jogos de Futebol
 
Conclusão:
A idéia inicial do trabalho era realizar o processo completo de publicidade virtual, já que o início do problema já havia sido iniciado por Koser (2003) com grande êxito, mas as fases subseqüentes se mostraram com uma complexidade maior do que se tinha planejado, somado ao pouco tempo para a realização de tais. Na atual fase de desenvolvimento do sistema, o protótipo realiza as etapas de filtragem e seleção, extração de segmentos de reta, estas duas primeiras fases realizadas por Koser (2003). A fase de Extração de Segmentos de Reta foi melhorada nesta versão na parte que trata da junção de segmentos de retas curtos em segmentos de reta longos, e a fase de Reconhecimento e Interpretação. Estas fases inicias são as fases mais críticas do trabalho por haver pouca literatura sobre os conceitos para a realização delas. Porém as pesquisas para a realização das demais etapas continuam em desenvolvimento. Em relação aos futuros problemas que se podem encontrar para a realização deste trabalho de pesquisa, encontra-se a incerteza quando se entrada de vídeos de futebol para o sistema é a melhor escolha, pois vídeos de futebol geralmente possuem uma variedade de ruídos na imagem muito grande, devido à iluminação do campo possuir sombras, coloração de gramado entre outros fatores que variam muito de uma imagem para outra. Outro fator bastante relevante é que a quantidade de cenas em uma partida de futebol, que de uma visão da grande área como o sistema exige, são bastante escassas ou são cenas de curta duração. Quanto ao desempenho computacional em relação à versão anterior do protótipo, praticamente não houve alteração. Este problema não se considera mais tão grave, porque há um constante avanço em relação à velocidade do hardware. Foi também visto, mas não implementado, que a Sun (2005) disponibiliza um conjunto de bibliotecas que fazem o processamento de filtragem de imagem, as mesmas filtragens que são usadas neste trabalho, usando recursos de hardware da máquina, como o próprio processamento da placa de vídeo da máquina, o que em teoria melhoria o desempenho do protótipo. A linguagem Java, se mostrou uma boa escolha para a implementação do protótipo pela sua constante evolução, o que permite uma grande variedade de opções para a resolução de um problema. O protótipo mostrou que a sua grande vantagem é implementar conceitos que podem ser utilizados por outros sistemas, como o próprio sistema do juiz virtual, implementado por Cristofolini (2004), em que se exigia uma interação do usuário para a localização de pontos na imagem para a calibração de câmera, que usando os conceitos deste trabalho pode ser abstraído.